

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
São técnicas e manobras compensatórias utilizadas para reabilitação da deglutição de pacientes disfágicos, EXCETO:
As técnicas da terapia indireta compreendem a execução de exercícios que promovam a adequação da força e mobilidade muscular das estruturas orofaciais.
Cabeça para trás: indicada para pacientes que apresentam alterações severas da fase faríngea, como em distúrbios neurológicos ou doença pulmonar obstrutiva, pois facilita o trânsito faríngeo.
Cabeça fletida: promove melhor contato da base da língua com a parede faríngea, aumentando a proteção das vias aéreas.
Manobra supersupraglótica: proporciona maior fechamento de vias aéreas durante a deglutição e limpeza de resíduos na região faríngea e laríngea após a deglutição.
Deglutição com esforço: aumenta a força da porção posterior da língua, para reduzir a estase de alimentos na valécula.