Imagem de fundo

Muitos fonoaudiólogos acreditam que a produção da fala está...

Muitos fonoaudiólogos acreditam que a produção da fala está vinculada somente às teorias e bases da linguística e da fonologia. No entanto, órgãos e estruturas que participam do mecanismo de produção dos sons da fala devem ser considerados, e a anatomofisiologia dessas estruturas é complexa. Com referência à afirmativa acima, assinale a alternativa incorreta.


A

Os distúrbios miofuncionais podem causar alterações de fala, na medida em que os sons da fala são produtos da atividade organizada de estruturas distribuídas entre a cabeça e o pescoço.


B

Próteses dentárias não interferem na produção dos sons da fala, porque normalmente há adaptações fisiológicas e naturais como movimentos alterados de mandíbula e de lábios que compensam e aprimoram a produção articulatória.


C

A quantidade e qualidade da saliva interferem na produção da fala. A pouca produção de saliva, por exemplo, leva ao aumento de movimentação da língua em busca desse líquido, comprometendo a articulação dos sons.


D

A disfunção temporomandibular compromete a produção dos sons da fala por causar aumento da atividade da musculatura perioral, redução da amplitude do movimento mandibular e diminuição da velocidade da fala.


E

O ceceio lateral pode aparecer nas situações em que a parte média da língua se mantém elevada ou mesmo quando há mordida aberta anterior.