

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Além da afasia, outros transtornos de linguagem relacionados ao processamento da linguagem, fala ou cognição decorrem de lesões encefálicas adquiridas. Assinale a alternativa que relacione corretamente o transtorno de linguagem ao diagnóstico neurológico ou clínico correspondente.
São características frequentes nos distúrbios linguísticos por Lesões de Hemisfério Direito: parafasia, paralexia e paragrafia, anomia, paráfrase, circunlóquio, agramatismo, neologismo, perseveração e supressão.
Na Afasia, a principal característica corresponde ao contraste entre as execuções voluntária e involuntária da fala, além da variabilidade de erros durante o ensaio da fala. Podem apresentar falhas articulatórias e ensaios articulatórios com esforço, além de alterações de prosódia e fluência.
Na Disartria, é frequente se encontrar a diminuição da velocidade da fala, imprecisão articulatória, fala lenta e irregular, com alterações de prosódia, monoaltura e monointensidade.
Nas Síndromes Demenciais em fase inicial, os indivíduos apresentam dificuldades em narrar as informações relevantes de um texto, entender a moral de histórias, manter o tópico conversacional durante o discurso, entender informações não literais, explicar as relações categoriais entre palavras e compreender e emitir sentenças com diferentes entonações linguísticas e emocionais.
Na Apraxia, os indivíduos geralmente apresentam dificuldades na compreensão de situações mais complexas, que envolvem abstração, além de interferências e emissão oral marcada por anomias, circunlóquios e repetição de ideias.