

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com base no caso a seguir, responda às questões de números 21 e 22.
Homem, 59 anos, foi encaminhado pela clínica da família para o serviço de otorrinolaringologia com queixa de dor, dificuldade para deglutir e perda ponderal importante há 6 meses. A investigação diagnóstica, por meio de nasofibrolaringoscopia, revelou lesão de aspecto vegetante em orofaringe, estendendo-se para hipofaringe e cricoide, com mobilidade de pregas vocais preservada e biópsia positiva para carcinoma de células escamosas. Paciente foi submetido à laringectomia horizontal supraglótica e encaminhado para reabilitação fonoaudiológica.
Considerando o tipo de cirurgia indicada, a qualidade vocal esperada no pós-operatório e a justificativa fisiopatológica, respectivamente, são:
rouco-áspera / fibrose cicatricial em pregas vestibulares
rouca-astênica / pressão aérea subglótica deficiente
rouco-molhada / estase salivar em pregas vocais
rouco-soprosa / fechamento glótico incompleto