Considerando os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia, o pensamento do autor possibilita afirmar
que:
A
a formação de uma consciência espacial articulada à construção da cidadania demanda que os estudos se iniciem e se pautem
nos conceitos centrais da ciência geográfica em detrimento do recorte espacial dos conteúdos.
B
os programas escolares de Geografia podem dispensar a usual estrutura fundada na lógica da metodologia dos círculos
concêntricos, além de apontar para o uso da escala geográfica de análise.
C
as relações reinantes atualmente entre a Geografia Escolar e a Geografia Universitária projetam, na organização curricular
escolar, uma estrutura em grandes divisões: Geografia Física, Geografia Humana, Geografia Geral e Geografia Regional.
D
as crianças não possuem qualquer conhecimento inato, razão pela qual devem ser ensinadas a pensar o espaço pelos adultos,
embora tomando-se por base suas próprias experiências.
E
a conotação de espaço fechado atribuída ao espaço mais próximo da criança vai ao encontro da relação que os indivíduos
móveis de hoje possuem com as dimensões do espaço geográfico de suas vidas sociais.