

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Produção de alimentos bate recorde em 2007 - 2,101 bilhões de toneladas - afirmou a FAO (órgão da Organização das Nações Unidas para a Agricultura). Contudo, ainda segundo o mesmo órgão, os preços altos no mercado mundial serão mantidos e os mais afetados pelos preços altos serão os países em desenvolvimento, que dependem em grande medida das importações para cobrir suas necessidades de consumo de cereais, em especial a população de baixa renda. (Adaptado de: Agence France-Presse, dezembro, 2007.)
O texto apresentado está diretamente relacionado ao espaço agrário mundial. A partir dele e de seus conhecimentos sobre o assunto, marque a única alternativa correta.
O texto revela as contradições presentes na produção de alimentos no mundo: os que mais produzem, os países em desenvolvimento, são os que menos têm suas necessidades alimentares básicas atendidas.
Apesar do recorde da produção de alimentos, a população pobre mundial não teve e nem terá suas necessidades básicas alimentares atendidas: o problema é o tamanho da população.
A agricultura praticada nos países em desenvolvidos é extensiva, por isso produz menos cereais que a agricultura dos desenvolvidos, o que justifica o alto preço pago pela população pobre por esse tipo de alimento.
A carência alimentar da população dos países pobres ocorre por fatores unicamente internos, já que a produção agrícola global bate recorde todos os anos.
A produção de biocombustíveis passou a concorrer com a produção de gêneros agrícolas de primeira necessidade, contudo esse fator não afetou o preço dos alimentos em escala global.