

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Observe o perfil geoecológico para responder à questão 26.

Figura: Perfil esquemático para a planície de inundação do Médio Araguaia. (A linha tracejada representa a altura da inundação.)
Fonte: FERNANDES, R.R. et al. Uso de Geotecnologias na Análise da Ocorrência de Unidades Fitofisionômicas na Região do Médio Araguaia. Revista Brasileira de Cartografia (2013) N0 65/5: 853-867. P.826
O perfil geoecológico apresentado foi compilado com o auxílio do Sistema de Informação Geográfica (SIG). No exemplo em questão, para que o resultado pudesse demostrar as unidades de paisagem e a área de planície de inundação do Médio Araguaia, foi tarefa do SIG:
Efetuar as associações temáticas com os dados, o que permitiu a análise da distribuição relativa das classes de altitude, de declividade e de inundação dentro de cada aspecto fitofisionômico.
Utilizar módulos específicos para armazenamento de dados referentes ao meio biofísico, especialmente os dados climáticos de pressão, vento, temperatura e umidade atmosférica posto que são dados numericamente abstratos.
Redimensionar o sistema de softwares para que os programas pudessem compreender a linguagem dos elementos do meio físico, tais como relevo e sua declividade, supondo relações entre esses dois elementos.
Apropriar dados geoespaciais identificados como socioeconômicos, jurídico-legislativos, geológicos, ambientais, estruturais e topográficos, utilizados para elaboração deste perfil geoecológico.
Caracterizar cada unidade ecossistêmica nesse transecto do Médio Araguaia, elaborando sua hierarquização de acordo com a ordem de importância dos dados para o SIG, sendo esta sua principal função.