

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considere a figura a seguir, que mostra a situação dos distritos da Região Metropolitana de São Paulo, em 2017. Nesta representação, os tons de cinza tornam-se mais escuros conforme aumenta a concentração de empregos por unidade de área.

(Fonte: Pesquisa OD 2017)
Pode-se afirmar que a distribuição evidenciada na figura contribui para
a sobrecarga dos transportes públicos e dos sistemas de mobilidade no sentido casa-trabalho e trabalho-casa, em horas de pico de viagens, com ociosidade desses sistemas no sentido contrário, nesses horários.
a redução de conflitos entre os usos, por meio da segregação entre as atividades econômicas, potencialmente causadoras de incômodos, e o uso residencial.
o aumento da atividade econômica no setor da construção civil, na medida em que se criam estoques de terrenos menos valorizados em localizações privilegiadas.
o equilíbrio na operação das infraestruturas de saneamento e energia, cujo funcionamento é otimizado pelas economias de escalas devido à concentração da atividade econômica.
a redução dos riscos associados à segurança urbana, ao proporcionar ganhos de escala para o policiamento ostensivo, que deve idealmente estar associado às áreas em que há atividade econômica.