Imagem de fundo

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Finais, h...

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Finais, há diversas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades que deverão fazer parte do processo de aprendizado de todo estudante. Sobre o ensino de Geografia para o 9º ano do Ensino Fundamental e suas respectivas unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1. Mundo do trabalho.

2. Formas de representação e pensamento espacial.

3. Natureza, ambientes e qualidade de vida.


Coluna 2


( ) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

( ) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.

( ) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

( ) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

1 – 1 – 3 – 2.

B

3 – 2 – 2 – 1.

C

2 – 3 – 1 – 1.

D

1 – 3 – 1 – 2.

E

2 – 1 – 1 – 3.