As placas tectônicas são elementos constitutivos da crosta terrestre e, por isso, devido à sua movimentação, atuam como agentes formadoras do relevo. A respeito das diferentes movimentações, um estudo liderado por Sarah Stamps (Universidade Estadual da Virgínia), publicado na revista Geology, indica que o continente africano está sofrendo uma cisão de forma lenta e gradual; estima-se que esse processo seja concluído em 600 milhões de anos
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/11/divisao-na-placa-tectonica-da-africa-e-mais-extensa-do-que-se-imaginava.html. Acesso em: 18 de jan. de 2024.
A conclusão desse evento geológico trará ao mundo uma nova configuração ao local, que terá como características:
a modificação do relevo já existente, sobretudo daqueles localizados ao leste do continente.
a formação de cordilheiras ao longo do continente, modificando o clima da porção meridional.
a formação de oceanos, iniciando, sobretudo, a partir do norte do continente.
a junção do continente africano à Europa e Ásia, tendo a ilha de Madagascar como precursora da movimentação.
o aumento da intensidade das atividades vulcânicas, sobretudo ao norte do continente, modificando a condição climática do deserto do Saara.