Os cartógrafos trabalham com uma visão reduzida do território, sendo necessário indicar a proporção entre a superfície terrestre e a sua representação. Essa proporção é indicada pela escala. A escala representa, portanto, a relação entre a medida de uma porção territorial representada no papel e sua medida real na superfície terrestre. As escalas são definidas de acordo com os assuntos representados nos mapas, podendo ser maiores ou menores, conforme a necessidade de se observar um espaço com maior ou menor nível de detalhamento. Para se compreender um mapa é necessário ter um conhecimento básico acerca do que é escala.
Analise a imagem a seguir:
A escala pode ser representada numérica, graficamente e por imagens de satélite a longas distâncias com riqueza de detalhes.
A escala gráfica não é a representação gráfica de distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada.
Na escala gráfica, sempre haverá a necessidade de transformação matemática de centímetros para quilômetros ou metros, independentemente de qualquer distância.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica.