Imagem de fundo

A localização geográfica constrói-se por níveis de evolução à medida que o sujeito se t...

A localização geográfica constrói-se por níveis de evolução à medida que o sujeito se torna capaz de estabelecer relações de vizinhança (o que está ao lado), separação (fronteira), ordem (o que vem antes e depois), envolvimento (o espaço que está em torno) e continuidade (a que recorte do espaço a área considerada corresponde), entre os elementos a serem localizados. A alfabetização cartográfica implica trabalhar com o espaço vivido, o espaço percebido e o espaço concebido.


Adaptado de ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico. Ensino e Representação. São Paulo: Contexto, 2005, p. 33.


Com base no trecho e em seus conhecimentos a respeito da alfabetização cartográfica, assinale a opção que identifica corretamente atividades e processos de raciocínio a ela pertinentes.

A

A construção das noções espaciais se dá por etapas, começando pelo desenvolvimento do espaço percebido, passando pelo espaço concebido e, posteriormente, pelo espaço vivido.

B

O espaço físico vivenciado pelo movimento, mediante atividades de representação, visa conhecer os aspectos físicos da Terra: rios, montanhas, cidades.

C

O conhecimento espacial obtido mediante a leitura do espaço vivido privilegia aspectos descritivos que, para cada região, listam relevo, clima, vegetação e população.

D

O espaço percebido precisa ser experimentado fisicamente, por brincadeiras em que os estudantes explorem com o seu próprio corpo as dimensões espaciais

E

O espaço concebido relaciona-se à capacidade de estabelecer relações espaciais mediante a representação de um mapa, uma foto ou uma maquete, entre outros.