Leia o texto a seguir:
A pesquisa Regiões de Influência das Cidades (REGIC) define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados. É nessa pesquisa em que se identificam, por exemplo, as metrópoles e capitais regionais brasileiras e qual o alcance espacial da influência delas. A identificação da hierarquia urbana e das áreas de influência é realizada por meio da classificação dos centros urbanos que apresentam determinados equipamentos e serviços e que atraem populações de outras localidades. [...] A rede urbana brasileira está estruturada em duas dimensões: a hierarquia dos centros urbanos, dividida em cinco níveis principais – metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais; e as regiões de influências – identificadas pela ligação das cidades de menor para as de maior hierarquia urbana. [...] Cada cidade se vincula diretamente à região de influência de pelo menos uma outra cidade, vínculo que sintetiza a relação interurbana mais relevante da cidade de origem, tanto para acessar bens e serviços quanto por relações de gestão de empresas e órgãos públicos. IBGE. Regiões de Influência das Cidades.
IBGE, 2018. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2024. (adaptado).
Segundo a pesquisa REGIC, entre os anos 2018 e 2021, o município de Marco apresentava relação regional e localização tal qual estabelecido em:
Hierarquia urbana: Metrópole; Região de influência: Arranjo Populacional de Fortaleza – Metropolitana; Região intermediária: Fortaleza; Região imediata: Acaraú; Mesorregião: Sul Cearense; Microrregião: Oeste Cearense.
Hierarquia urbana: Centro regional; Região de influência: Arranjo Populacional de Sobral – Centro; Região intermediária: Sobral; Região imediata: Camocim; Mesorregião: Sertões Cearenses; Microrregião: Noroeste Cearense.
Hierarquia urbana: Centro regional; Região de influência: Arranjo Populacional de Juazeiro do Norte – Capital Regional; Região intermediária: Juazeiro do Norte; Região imediata: Crato; Mesorregião: Sul Cearense; Microrregião: Cariri.
Hierarquia urbana: Centro local; Região de influência: Arranjo Populacional de Sobral – Capital Regional; Região intermediária: Sobral; Região imediata: Acaraú; Mesorregião: Noroeste cearense; Microrregião: Litoral de Camocim e Acaraú.