Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, mostrando um desempenho na economia do país. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.
O desempenho do PIB foi impulsionado por diversos setores, incluindo a agropecuária com o maior percentual, que teve uma safra sólida, e o setor da indústria e serviços mostraram sinais de recuperação após os desafios enfrentados durante a pandemia de COVID-19. O crescimento do PIB reflete os esforços contínuos para fortalecer a economia do país.
O setor terciário, responsável pela produção industrial foi o que manteve a economia aquecida, motivado pela recuperação do mercado de trabalho e da manutenção de gastos sociais.
O setor secundário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo cresceu e mostrou um panorama envolvendo o processo de desindustrialização brasileira e a consequente elevação da participação do setor no PIB.
A crise no setor primário, fez o setor dos serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, foi determinante para diminuir o crescimento, levando aos analistas a avaliar um possível PIB negativo, mas o investimento em políticas públicas, como o Bolsa Família, impulsionou o setor trazendo resultados positivos do PIB em 2003.
O PIB do Brasil foi o maior registrado nas últimas décadas, mostrando um crescimento sem precedentes, atribuído principalmente ao aumento surpreendente na produção de fruta tropical irrigada no Nordeste do Brasil.