

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A notícia publicada pelo portal Jornal da UNESP <https://jornal.unesp.br/2024/04/23/plano-para-repatriar-cientistas-foge-das-causas-reais-do-problema/> anuncia o inédito “Programa de Repatriação de Talentos – Conhecimento Brasil”. Esse programa tem como objetivo incentivar a migração de retorno de pesquisadores que deixaram o Brasil. Sobre o tema, a assertiva CORRETA:
O termo "fuga de mentes" refere-se ao fenômeno de emigração ou migração de pessoas altamente qualificadas, como profissionais, cientistas, acadêmicos e especialistas, de um país ou região para outro.
O programa foi criado para facilitar a migração de pesquisadores brasileiros para outros países, visando diversificar suas experiências migratórias para conhecer acadêmicos e profissionais, sendo essa migração denominada migração colaborativa.
O programa visa minimizar os impactos da migração transumância, que trata da migração que ocorre de acordo com interesses de pesquisadores que buscam desenvolver investigações científicas pelo mundo.
O termo migração de diáspora faz referência às migrações de pesquisadores brasileiros reconhecidos pelo globo, sendo o retorno dos pesquisadores importante para a ciência brasileira.
O programa possui o objetivo de repatriar pesquisadores vítimas da xenofobia e que são “nômades digitais”, ou seja, podem fazer uso da tecnologia para trabalhar em diferentes lugares do mundo, residindo no seu país de origem.