Imagem de fundo

A partir dos fragmentos (excerto de textos) já clássicos da...

A partir dos fragmentos (excerto de textos) já clássicos da Geografia, assinale as opções corretas:


"A criação de impérios coloniais da Época Moderna deu novo impulso ao reconhecimento das novas terras" (Lencioni, S.. Região e Geografia. 1999, p.73).

"A Geografia de Friedrich Ratzel foi um instrumento poderoso de legitimação dos desígnios expansionistas do Estado alemão recém-constituído" (Moraes, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. 2007, p.67).


I.Ratzel definiu como objeto geográfico o estudo das influências que as questões naturais exercem sobre a humanidade. Parte das reflexões do geógrafo alemão podem ser associadas à busca pela legitimidade da unificação e da expansão alemã.

II.A sistematização do saber geográfico, a criação da Geografia como disciplina e a sua inserção no currículo escolar no século XIX fizeram parte do contexto bélico de formação e afirmação de estados nacionais modernos - muito deles colonialistas - como no caso das disputas entre França e Alemanha, por exemplo.

III. A crescente busca por matérias primas, a urgência de se conhecer os recursos naturais e econômicos do globo valorizaram os estudos sobre os lugares.

IV. Assim como a Antropologia, a Geografia se constituiu como disciplina moderna em um contexto de expansão colonialista europeu, mas a Geografia sempre foi considerada distante dos interesses dos impérios coloniais, com formulações e saberes pouco úteis aos projetos dos estados nações.


É correto o que se afirma em:


A

IV, apenas.


B

I, apenas.


C

I, II, III e IV.


D

II, apenas.


E

I, II e III, apenas.