Imagem de fundo

Considere a habilidade presente no Currículo de Pernambuco...

Considere a habilidade presente no Currículo de Pernambuco para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental:


(EF06GE04PE) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal, reconhecendo as diferentes formas de utilização desse recurso como resultado do uso e os impactos provocados nos ambientes urbanos e rurais.


Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, da ONU, podem ser utilizados pelo(a) professor(a) de Geografia em uma proposta pedagógica para o desenvolvimento dessa habilidade?


A

Os docentes podem oferecer aulas teóricas/dialogadas para que os estudantes conheçam a iniciativa e a importância das ODS.


B

É possível criar linhas de pesquisa alinhadas aos objetivos, incentivando a produção científica a partir de problemas reais, e de forma interdisciplinar.


C

As atividades devem ser planejadas e trabalhadas de forma isolada, sendo as disciplinas de Geografia e Ciências as mais aptas para esse trabalho.


D

Podem ser desenvolvidos separadamente a fim de se potencializar a multidisciplinaridade, o pensamento complexo e a visão individual dos projetos e práticas pedagógicas.


E

O tema deve ser incluído de maneira complementar aos conteúdos, uma vez que a sustentabilidade é restrita às disciplinas de Geografia e Ciências.