Imagem de fundo

Em uma aula sobre tempo atmosférico e clima, o professor...

Considere as seguintes informações presentes no quadro e no mapa para responder à questão 34.


A frente fria (linha preta no mapa abaixo) se formou sobre o Sul do Brasil e, nesta sexta-feira, avança sobre a região Sudeste, impactando, primeiramente, o estado de São Paulo com fortes pancadas de chuva no decorrer da madrugada e manhã desta sexta-feira, 25 de outubro. Ainda pela manhã e ao longo da tarde, as fortes pancadas de chuva associadas com a sua frente fria devem ocorrer sobre todo o estado do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte e também o sul do Espírito Santo. O fenômeno (representado pela letra B no mapa) que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul já está se afastando para alto mar. Os ventos fortes sobre o oceano deixam o mar agitado e elevam as ondas. Essa situação deve ser observada na costa do Sul e Sudeste durante o fim de semana.


Disponível em: https ://www.c limatempo.com.br/notic ia. [Adaptado]. Aces so em: 15 nov. 2024.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https ://www.c limatempo.com.br/notic ia/ Imagem: GOES16/Climatempo em 24/10/24). Aces so em: 15 nov. 2024.

Em uma aula sobre tempo atmosférico e clima, o professor explicitou que o clima pode ser compreendido como uma sucessão habitual dos tipos de tempo, existindo diferentes variáveis a partir das quais é feita uma classificação climática, dentre elas temperatura e precipitação. Bella, uma estudante do 6º ano, levou para a aula uma tabela com os dados climatológicos de Caicó, reproduzida abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https ://pt.c limate-data.org/america-do-sul/bras il/rio-grande-do-norte/caico-765469/. Aces so em: 15 nov. 2024.


Ao comentar os dados da tabela, a estudante destacou que as temperaturas, a umidade e as precipitações mais acentuadas foram, respectivamente, nos meses de


A

abril, dezembro e março.


B

dezembro, março e abril.


C

novembro, abril e março.


D

março, abril e novembro.