

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Produção de vinhos está em alta nas vinícolas do Vale do São Francisco
“A produção de vinhos está em alta no Vale do São Francisco com a proximidade da Semana Santa. A região é responsável por produzir cerca de 8 milhões de litros da bebida por ano. Esses vinhos abastecem cerca de 15% do mercado interno nacional. O Vale do São Francisco é a segunda maior região produtora de vinhos e movimenta com essa produção, entre R$600 milhões a R$1 bilhão de reais por ano. Este é o único local no mundo onde se produz duas safras por ano de uvas de mesa e de uvas usadas na fabricação de sucos e vinhos.”
Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2017/03/producao-de-vinhos-esta-em-alta-nas-vinicolas-do-vale-do-sao-francisco.html> Acesso em: 06 fev. 2023).
Assinale a alternativa CORRETA que contém fatores que permitiram o desenvolvimento da viticultura numa das regiões mais secas do país:
Sistemas de irrigação usando águas do Rio São Francisco superaram a ausência de chuvas durante o ano.
Investimentos em estufas refrigeradas para o controle da temperatura ambiente em até 20 graus Celsius.
Adaptação da produção apenas ao inverno, quando as temperaturas são baixas e as chuvas são satisfatórias.
Investimentos governamentais que subsidiaram a produção, incluindo a compra de safras e sua distribuição.
Apesar de o volume anual de chuvas ser baixo, o fato de serem bem distribuídas ao longo do ano é suficiente, pois a produção de uvas não precisa de muita água.