Imagem de fundo

Uma professora de Geografia do Ensino Fundamental das...

Uma professora de Geografia do Ensino Fundamental das séries finais, ao explicar sobre “Noções de Cartografia”, pediu para que os estudantes analisassem as Projeções Cartográficas abaixo e, na ocasião, pediu para que eles as observassem e, com base na sua definição, perguntou quais os aspectos que as diferenciariam.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com o conceito de Projeções Cartográficas e, ao observar a figura acima, os estudantes responderam:


A

É a sua rede de paralelos e meridianos, já que essas, por serem linhas imaginárias, são formadas por linhas horizontais e verticais que não se distorcem nos mapas.


B

Demonstram um plano de referência geodésica representado pela base dos levantamentos horizontais e verticais de determinação altimétrica e planimétrica.


C

A distorção que as suas linearidades geram no cilindro, no cone e no plano azimutal, respectivamente, considerando determinadas propriedades cartográficas


D

O fato de que todas as projeções cartográficas são planas e reduzidas, total ou parcial da superfície terrestre, portanto, perfeitas representações.


E

Apresentam uma construção complexa de modelagem geométrica da Terra, transformando a parte plana em um mapa bidimensional.