

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a catalogação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Satuba/AL está localizado na região geográfica imediata de:
Porto Calvo-São Luís do Quitunde.
Penedo.
São Miguel dos Campos.
Atalaia.
Maceió.
Alagoas é banhado pelo:
Oceano Pacífico.
Mar Negro.
Rio Solimões.
Oceano Atlântico.
Mar Báltico.
A tabela refere-se a quatro municípios.
A | Arapiraca | 234.696 hab. | 346,188 Km2 |
B | Craíbas | 25.397 hab. | 277,617 km² |
C | Santa Luzia do Norte | 6.919 hab | 28,857 km² |
B | Lagoa da Canoa | 18.457 hab. | 83,621 km² |
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al/2022.html Acesso: 12 Out. 2025 A maior população relativa dentre os municípios do gráfico encontra-se em:
A
B
C
D
Com relação aos aspectos geográficos, Arapiraca - AL limita-se ao norte e ao sul, respectivamente, com os municípios de:
Igaci e São Sebastião
São Sebastião e Igaci
Coité do Noia e Limoeiro de Anadia
Limoeiro de Anadia e Coité do Noia
A cidade de Arapiraca fica localizada na mesorregião do:
Leste Alagoano
Sertão Alagoano
Agreste Alagoano
Litoral Norte Alagoano
Analise as afirmativas a seguir:
I. Palmeira dos Índios fica mais próxima do estado da Bahia do que de Pernambuco e faz parte do Agreste Alagoano.
II. Com relação a situação geográfica, Palmeira dos Índios faz parte do Mesorregião do Agreste Alagoano.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Rio que nasce no município de Quebrangulo, cuja foz é em Viçosa:
Caçambinhas.
Seco.
Paraíba do Meio.
Dobrão.
Alagoas não possui nenhum parque nacional. No entanto, o estado possui cinco Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Um exemplo desta área é:
APA de Murici.
APA de Moçoró.
APA da Canastra.
APA da Jussara.
APA de Guararema.
Analise as informações a seguir:
I. As terras ocupadas pelo município de Palmeira dos Índios constituíam primitivamente um aldeamento dos índios Chucurus, que aí se estabeleceram em meados do século XVII.
II. O nome do município veio em consequência dos seus primeiros habitantes e do fato da abundância de palmeiras que então havia em seus campos.
III. O município de Palmeira dos Índios apresenta uma topografia ondulada, a sede do município está localizada no sopé de algumas serras, nesta parte, o terreno apresenta relevo mais acidentado.
Marque a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Maceió possui um porto natural que recebe embarcações de todo o mundo, sendo o 3º maior da Região Nordeste e o 8º mais importante do Brasil. Este é o:
Porto de Santos.
Porto de Jaraguá.
Porto de Roterdã.
Porto de Atalaia.
Porto da Vitória.
Maceió, a capital de Alagoas, é banhada pelo oceano:
Ártico.
Antártico.
Mediterrâneo.
Atlântico.
Índico.
Marque o ÚNICO município alagoano que não faz parte da região metropolitana de Maceió.
Barra de São Miguel
Santa Luzia do Norte
Joaquim Gomes
Rio Largo
Pilar
Um dos combustíveis fósseis extraídos no território alagoano é:
Álcool.
Biodiesel.
Lítio.
Silício.
Petróleo.
O estado de Alagoas é composto de:
92 municípios
102 municípios
107 municípios
127 municípios
134 municípios
O Brasil é um país imenso (o maior da América Latina e o quinto maior do mundo), o que pode impressionar algumas pessoas, mas já não causam muita surpresa. Observe as curiosidades sobre alguns estados do Brasil e assinale a alternativa INCORRETA:
Disponível em: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/curiosidades-que-voceprovavelmente-nao-sabe-sobre-o-brasil/
Em Maceió (Alagoas), a capital do menor estado brasileiro, é provavelmente um dos melhores lugares do mundo para dançar forró.
A última região brasileira a ser povoada foi o Acre, um território adquirido da Bolívia pelo Brasil em 1903 depois da Revolução Acreana.
Espírito Santo é um dos dois Estados do país cuja a capital não é a maior cidade em população. Em Vila Velha, encontra-se a fábrica da Garoto, a maior fábrica de chocolates da América Latina e 10ª maior do mundo.
O estado de Roraima, pode ser pronunciado como "Roráima" ou "Rorâima", as duas maneiras estão corretas. É o estado com maior percentual de população indígena do país e com menor PIB.
O nome do estado de Alagoas é uma referência às diversas lagoas existentes no território desse estado, entre as quais se incluem Mundaú, Manguaba e Jequiá.
Certo
Errado
Em comparação com as demais áreas do estado, a faixa formada pelas regiões indicadas em 1 e 2 concentra os maiores produtores de açúcar municipais, além de apresentar maior grau de urbanização.
Certo
Errado
A região indicada pelo número 3 possui altas altimetrias, por isso seu relevo impede que as chuvas cheguem ao oeste do território do estado.
Certo
Errado
Devido à escassez de chuvas, o sertão alagoano, indicado pelo número 4, restringe-se ao desenvolvimento da pecuária extensiva, atividade difundida desde as épocas mais remotas, quando da ocupação do estado.
Certo
Errado
A linha litorânea indicada pelo número 1 envolve regiões turísticas importantes, como as da Costa dos Corais e Lagoas e Mares do Sul, além de envolver parte da região definida como Grande Maceió.
Certo
Errado