Questões de Concurso sobre Clima e Domínios Morfoclimáticos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.467 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise o mapa a seguir.


Brasil: tipos de clima

Imagem associada para resolução da questão

(http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/

normal_1110brasilclimas.jpg. Adaptado)


Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de clima e um problema ecológico frequente em cada uma das áreas numeradas do mapa.


A

4 – subtropical – substituição da floresta por cultivos alimentares típicos da agricultura familiar.


B

1 – tropical de altitude – forte erosão dos solos provocada pela pecuária bovina extensiva.


C

5 – semiárido – rios contaminados pelos agrotóxicos utilizados nos cultivos comerciais.


D

2 – tropical – desmatamento do cerrado para cultivos comerciais para exportação.


E

3 – equatorial – desmatamento e queimadas para a formação de pastos para o gado de corte.

Segundo o geógrafo Aziz Ab’ Sáber, “no cinturão de máxima diversidade biológica do planeta – que tornou possível o advento do homem – a _______________ se destaca pela extraordinária continuidade de suas florestas, pela ordem de grandeza de sua principal rede ________________ e pelas sutis variações de seus _______________, em nível regional e de altitude. (Fonte: AB’ SÁBER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2009, p 65.)


Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente os espaços acima.


A

amazônia – hidrográfica – ecossistemas


B

bahia – marítima – excessos


C

selva – nativa – seres


D

floresta – viva – territórios

Atente ao excerto a seguir: “Os ventos sopram por causa das diferenças de aquecimento que ocorrem na superfície terrestre ocasionando as diferenças de pressão. O ar sobre as regiões aquecidas sobe e, sobre as regiões resfriadas, desce”.

Ferreira, A. G. Meteorologia Prática. Oficina de texto. São Paulo. 2006. p.83.


Considerando os vários tipos de vento, a dinâmica atmosférica resultante e suas principais características, analise as afirmações abaixo.


I. Quando o ar frio e o ar quente estão juntos, o ar quente é frequentemente forçado a subir pela diferença de densidade.

II. Os ventos catabáticos são um produto do resfriamento das áreas correspondentes ao topo de montanhas e serras. O ar frio fica mais denso e desce às áreas de encosta durante a noite, diminuindo as temperaturas.

III. Durante o verão, um dos principais efeitos nas áreas sujeitas à atuação das monções é o deslocamento do vento que sopra da terra para o mar, provocando uma estação seca intensa.


Está correto o que se afirma apenas em


A

I e III.


B

II.


C

III.


D

I e II.

Imagem associada para resolução da questão

Analise as imagens A, B e C e responda: qual das imagens é indicativa de que está ocorrendo o fenômeno El Niño, La Niña, ou condições neutras.


A

Imagem A (Condições neutra); Imagem B (El Niño); Imagem C (La Niña).


B

Imagem A (Condições neutra); Imagem B (El Niño); Imagem C (La Niña).


C

Imagem A (El Niño); Imagem B (Condições neutra); Imagem C (La Niña).


D

Imagem A (La Niña); Imagem B (El Niño); Imagem C (Condições Neutra).


E

Imagem A (El Niño); Imagem B (La Niña); Imagem C (Condições neutra).

No Brasil, este tipo de clima é controlado pelas massas de ar tropicais e polares. Nele, há uma certa regularidade anual na distribuição das chuvas. As médias anuais da temperatura situam-se entre 14 e 22 ºC. Em regiões mais elevadas, durante o inverno, podem ocorrer temperaturas negativas. Trata-se do clima

A
tropical continental.

B
subtropical.

C
tropical atlântico.

D
semiúmido.

E
semiárido.

“Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”

(Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)

Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.


A

Clima.


B

Tempo.


C

Biosfera.


D

Topografia.

Imagem associada para resolução da questão

A descrição do tempo apresentada na notícia revela características de temperatura e pluviosidade comuns na região norte do Brasil, onde predomina o clima:


A
equatorial, com baixa amplitude térmica anual e estações bem diferenciadas em termos de precipitação;

B
tropical úmido, mesotérmico em termos de temperatura e de pluviosidade irregular;

C
tropical semiúmido, de baixa amplitude térmica anual e duas estações pluviométricas bem definidas;

D
equatorial, com pequena variação de temperatura ao longo do ano e total pluviométrico anual elevado;

E
tropical, com temperaturas médias elevadas ao longo do ano e precipitação distribuída de forma irregular ao longo do ano.

“Considera‐se uma das maiores planícies alagadas do mundo. Localiza‐se no centro da América do Sul e tem como principal atividade econômica a criação de gado.” A região descrita denomina‐se


A

Pantanal.


B

Amazônia.


C

Pampas Gaúchos.


D

Deserto do Atacama.

Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas.


VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014.


As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois


A

colaboram para a formação de vegetação xerófila.


B

formam os leques aluviais nas planícies das bacias.


C

fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.


D

contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.


E

constituem um sistema represador da água na chapada.

Constantemente veiculam notícias sobre desmatamento e queimadas que ocorrem na região amazônica. O conceito “Amazônia Legal” foi criado no Brasil em 1966 e se refere à região localizada na grande bacia do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do planeta com 25 mil quilômetros de rios navegáveis. A área abrange, além do Brasil, outros cinco países que são:


A

Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Argentina.


B

Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.


C

Peru, Bolívia, Equador, Uruguai e Colômbia.


D

Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Chile.

Na faixa leste do Brasil, desde o século XVI, um domínio natural sofreu extensiva devastação, provocada por extração de pau-brasil, plantio de cana e café, expansão urbana e implantação de eixos de transporte. Atualmente, restam apenas 8% deste domínio natural denominado:


A

Pampas.


B

Mata Atlântica.


C

Complexo do Pantanal.


D

Cerrado.


E

Floresta Amazônica

A afirmação “o inverno na cidade de Porto Alegre é o mais rigoroso do Brasil” relaciona-se ao conceito de tempo.

C
Certo

E
Errado

A importância de se estudar a atmosfera é muito grande, pelos efeitos que ela causa em nossas vidas, sejam efeitos naturais ou causados pela atividade humana. Essas mudanças no clima do Planeta e os transtornos, principalmente da temperatura, promovem transformações no padrão do tempo. Com base na importância de estudar a atmosfera e as mudanças no clima, pode-se afirmar que essas transformações afetam:

I. O suprimento de alimentos.

II. O regime de precipitações.

III. O recebimento de radiação solar.

IV. O aumento dos recursos naturais vitais.

Estão corretas as alternativas


A

I, II, III e IV.


B

II e III, apenas.


C

I, II e IV, apenas.


D

I, II e III, apenas.

O clima semiárido no Nordeste brasileiro apresenta, dentre suas características, elevada irregularidade pluviométrica tanto espacial como temporal. Contudo, este tipo de clima não se apresenta de maneira uniforme em toda a região, onde ocorrem, também, algumas áreas de exceção em relação à semiaridez, com volumes pluviométricos elevados e temperaturas mais amenas. Dentre os fatores e elementos do clima responsáveis por essa condição está o(a)


A

umidade.


B

pressão.


C

evapotranspiração.


D

relevo.

As chuvas torrenciais de verão, denominadas chuvas ________________________ , são caracterizadas por serem precipitações breves, mas violentas, que ocorrem na maior parte do território brasileiro. Essas chuvas estão associadas ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para a porção central da América do Sul entre os meses de setembro e março, fazendo com que a massa _____________________________ expanda-se para a Bolívia e Brasil central, chegando a atuar sobre São Paulo, provocando os chamados aguaceiros de verão.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.


A
convectivas / Equatorial continental (mEc)

B
convectivas / Equatorial atlântica (mEa)

C
frontais / Equatorial atlântica (mEa)

D
orográficas / Tropical continental (mTc)

E
orográficas / Equatorial continental (mEc)

Dentre as características básicas dos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e indique a opção correta:

(I) Domínio do Cerrado

(II) Domínio das Araucárias

(III) Domínio da Caatinga

(IV) Domínio das Pradarias


( ) Planaltos e Depressões com predominância de clima semiárido. Solos pobres em matéria orgânica e pedregosos. Sertão nordestino e norte de Minas Gerais. O rio São Francisco atravessa esse domínio embora haja área com risco de desertificação.

( ) Extensos planaltos, chapadas sedimentares e depressões; clima tropical alternadamente úmido e seco. Solos ácidos que necessitam de correção para a agricultura. Região Centro-Oeste, sul do Maranhão, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul de Rondônia.

( ) Predomínio de baixas altitudes com colinas ou ondulações do terreno denominado “coxilhas”. Vegetação herbácea. A pecuária com suas estâncias e a agricultura marcam a presença humana. Situa-se, principalmente, na porção meridional do Estado do Rio Grande do Sul.

( ) Planaltos arenito-basálticos da Bacia do Paraná; clima subtropical. Aparecem manchas de terra roxa, no Paraná. Ocupa regiões de médias altitudes da Região Sul.


A

IV; III; II; I.


B

I; II; III; IV.


C

II; IV; I; III.


D

III; I; IV; II.

Acerca dos tipos climáticos do Brasil, assinale a opção incorreta:


A

São eles: clima equatorial, tropical, tropical litorâneo, tropical de altitude, tropical semiárido e subtropical.


B

O clima equatorial é encontrado em altas latitudes, nas proximidades da linha do Equador, na região amazônica e se caracteriza pelas elevadas temperaturas e alta amplitude térmica.


C

Friagem é a diminuição atípica da temperatura, oriunda de Massa Polar Atlântica, fria e úmida, que se desloca pela depressão do Chaco, entre a Cordilheira dos Andes e o Planalto Central do Brasil, alcançando a região Norte do Brasil.


D

O clima subtropical ou temperado ocorre ao sul do Trópico de Capricórnio e sofre influência da massa Polar Atlântica, com as quatro estações do ano bem definidas.

Sobre os padrões climáticos da superfície terrestre é incorreto afirmar:


A

O clima equatorial apresenta a temperatura média mais elevada do planeta, e isso se justifica pela forte insolação que recebe. Outra característica importante é a elevada pluviosidade ao longo do ano, causada pela intensa evapotranspiração resultante da significativa presença de rios e vegetação.


B

O clima polar recebe influência direta da altitude. Em média, a cada 200 metros de aumento na altitude a temperatura cai 1ºC. Sua amplitude térmica anual é muito pequena, apresentando baixas temperaturas ao longo de todo ano.


C

O clima semiárido também é determinado pelos indicadores de chuva: 250 mm e 500 mm anuais. Esse clima se distribui tanto pela faixa tropical quanto temperada. Sua amplitude térmica anual é baixa.


D

O clima mediterrâneo apresenta verões intensos e secos e invernos não tão rigorosos. As chuvas ocorrem nos meses de outono e inverno, mas sem a intensidade dos climas tropicais e equatoriais.

A partir do estudo dos solos em diversas regiões do mundo foram identificados cinco fatores principais da pedogênese: o clima, os organismos, o material de origem, o relevo e o tempo.

Em geral, qualquer solo é produto da ação combinada desses cinco fatores, embora, em alguns casos, um dos fatores possa predominar.


Sobre os fatores de formação do solo, assinale a afirmativa incorreta.


A

A temperatura e a umidade regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, o crescimento dos organismos e a distinção entre os horizontes pedogenéticos.


B

Os microorganismos atuam na formação dos solos através da decomposição das rochas, auxiliando na produção de húmus que se acumula principalmente nos horizontes mais profundos.


C

O material de origem condiciona as características do solo, sobretudo na formação de solos jovens ou formados em climas frios e secos.


D

O relevo que condiciona uma rápida infiltração ou boa drenagem favorece o intemperismo químico, notadamente a oxidação e, portanto, a coloração avermelhada dos solos.


E

O tempo atua na diferenciação e no espessamento dos horizontes do solo.

   
Gerar simulado