

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O IBGE lançou o Atlas Nacional Digital do Brasil 2022, comemorativo ao Bicentenário da Independência. Atualizando as informações geográficas sobre o território brasileiro, o Atlas articula mapas, gráficos, tabelas, fotos e textos, ampliando a capacidade de observar a realidade territorial em constante transformação no país.
Sobre o Atlas é correto afirmar:
I. Com seu Caderno Temático, a obra busca avançar no processo de visibilização geográfica e estatística da diversidade cultural, abordando temas relativos à cor ou raça e aos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.
II. Responsável pela difusão do conhecimento geográfico do Brasil entre o público em geral e estudantes de todos os níveis de ensino, o Atlas reúne informações levantadas não só pelo IBGE, como por instituições públicas, tornando-se instrumento estratégico para o conhecimento da diversidade regional do país e para o planejamento do futuro.
III. O projeto está estruturado em torno de quatro grandes eixos temáticos: O Brasil no mundo; Território e meio ambiente; Sociedade e economia; e Redes geográficas. A emergência mundial gerada pela pandemia de Covid-19 também é abordada em várias partes da obra, uma vez que alterou expectativas socioeconômicas que tiveram repercussão nos vários temas do livro.
IV. O projeto do Atlas do IBGE, que vem desde a década de 1950, reforça o conhecimento do país e a própria formação da identidade nacional.
Assinale a sequência correta:
Apenas a assertiva IV está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Caracterizam a hidrografia brasileira, EXCETO:
Rico em rios
Pobre em Lagos
Rios Perenes
Drenagem do tipo endorreica
De domínio planáltico
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I - A região da Corrente de Benguela encontra-se situada ao longo da costa da África austral, estendendo-se desde a Líbia até a Etiópia.
II - O fato do Brasil se estender por uma enorme amplitude latitudinal faz com que o território nacional abranja diversas zonalidades climáticas.
III - Banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil tem um litoral com mais de 7.000 km e faz fronteira com todos os países sul-americanos, exceto Chile e Equador, sendo limitado a noroeste pela Coômbia.
Apenas o item I é falso.
Apenas o item II é falso.
Apenas o item III é falso.
Nenhum item é falso.
Todos os itens são falsos.
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
Atributo fundamental de caracterização da sociedade e do Estado brasileiro, o território representou, ao longo da história do Brasil, um dos fundamentos e símbolo de sua identidade nacional. Formação territorial.
(AdmaHamam de Figueiredo, Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI, IBGE, p.09/10)
I. Com efeito, pode-se afirmar que, no caso brasileiro, as histórias geopolítica e geoeconômica não estiveram fortemente entrelaçadas na sua formação territorial, pautadas pela própria continentalidade e diversidade regional características do País.
II. A análise da formação territorial brasileira está intrinsecamente comprometida com uma visão interligada dos processos e circunstâncias que moldaram, no tempo e no espaço, seu povoamento, a ocupação econômica de seu território e a ação do Estado no Brasil.
III. Com efeito, pode-se afirmar que, no caso brasileiro, as histórias geopolítica e geoeconômica estiveram fortemente entrelaçadas na sua formação territorial, pautadas pela própria continentalidade e diversidade regional características do País.
IV. A dimensão e diversidade natural-cultural constituem a diferença fundamental do território brasileiro, residindo aí, em grande parte, as chances reais e potenciais de seu desenvolvimento e inserção, com relativa autonomia, no mundo globalizado atual.
A alternativa correta é:
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
As assertivas II, III e IV estão corretas.
As assertivas I, II e IV estão corretas.
A bacia hidrográfica possui área de 20.071,83 km² e é a segunda maior do estado. Ocupando cerca de 38% do território, nela habitam cerca de 1.828.178 pessoas, que correspondem a 52% da população do estado. Dentre as principais cidades no interior da bacia, cabe destaque para João Pessoa, capital do estado, e Campina Grande, considerado o segundo maior centro urbano estadual (adaptado de CODEVASF, 2022). Assinale a alternativa que apresenta a bacia hidrográfica a qual o texto acima faz referência e que está localizada na Paraíba, de forma correta.
Bacia hidrográfica do Rio Doce
Bacia hidrográfica do Rio Paraíba
Bacia hidrográfica do Rio Tapajós
Bacia hidrográfica do Rio Purus
Bacia hidrográfica do Rio Madeira
A expansão da fronteira agrícola em Rondônia foi determinante para o desenvolvimento agropecuário. Os fluxos migratórios de agricultores se intensificaram a partir da década de 1970, sobretudo das regiões Sul e Sudeste. A composição do PIB de Rondônia é: agropecuária: 20,4%; indústria: 14,6%; serviços: 65%.
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-rondonia.htm. Acesso em: 09/ 01/2023.)
Fazem parte da cultura agrícola de Rondônia, EXCETO:
Uva.
Soja.
Cacau.
Feijão.
Mandioca.
Alternativas logísticas estão servindo de instrumentos que ativam os mercados especuladores de terras nas diferentes regiões da Amazônia e constituem em indicadores utilizados por diferentes atores para defender ou denunciar o avanço da cultura da soja na região e, com ela, a retomada do desmatamento. É evidente que o crescimento do desmatamento tem a ver também com a expansão da soja, porém atribuir a ela o fator principal parece não totalmente correto. Parto da compreensão central de que a lógica que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas.
OLIVEIRA, A. U. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. Terra Livre, n. 26, jan.-jun. 2006 (adaptado).
Na visão do autor, o problema central da situação descrita é desencadeado pela
apropriação de áreas devolutas.
sonegação de impostos federais.
incorporação de exportação ilegal.
desoneração de setores produtivos.
flexibilização de legislação ambiental.
O dinamismo da superfície da Terra é fruto da atuação antagônica de suas forças ou de duas fontes energéticas – as forças endógenas e as forças exógenas. Do jogo dessas duas forças opostas resulta toda dinâmica da litosfera. [...] Esse processo de criação de formas estruturais pelas forças endógenas e de esculturação pelas forças exógenas é permanente ao longo do tempo e do espaço.
Fonte: ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p. 17.
Sobre o Relevo brasileiro é CORRETO afirmar:
Os Planaltos são as porções mais salientes do relevo que, quando comparados com as depressões, apresentam maior resistência ao processo erosivo e se diferenciam dessas pela altitude e feições.
As Depressões são áreas de pediplanos, onde a sedimentação se sobrepõe à erosão. Estão situadas entre as bacias sedimentares e os escudos cristalinos.
As Planícies são superfícies aplainadas, nas quais o processo de sedimentação supera os de erosão, é o caso das planícies e tabuleiros litorâneos que são as unidades geomorfológicas que predominam no território Brasileiro.
95% do relevo Brasileiro é constituído por Depressões e Planaltos e 5% por Planícies, fato que denota uma base geológica antiga, onde as forças endógenas sobrepõem as exógenas, isto é, os fatores construtivos sobrepõem os erosivos.
As unidades geomorfológicas que compõem o relevo brasileiro, refletem uma estrutura geológica atual, já que a sua posição a oeste da placa sul-americana apontam a presença de alguns planaltos que resultaram de dobras e falhamentos de origem orogenética.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no 3º trimestre desse ano frente ao trimestre anterior chegou a R$ 2,544 trilhões em valores correntes. Ao analisar esse indicador, é correto aferir que o PIB
seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de tesouro nacional, por se caracterizar como o total da riqueza existente em um país.
é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será negativo.
é um indicador síntese de uma economia e configura-se como o dado mais importante para compreender um país, pois expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde.
em determinadas circunstâncias pode divergir da realidade. Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um alto padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo.
A evolução demográfica brasileira é acompanhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que ano de 2022 marcou os 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. Sobre a evolução demográfica do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
A taxa média geométrica de crescimento anual, segundo as Grandes Regiões (1940-2007), aponta que as três Regiões mais populosas continuam sendo a Sudeste, a Nordeste e a Sul.
As Regiões Norte e Centro-Oeste atualmente são superiores ao que se verificava nos anos de 1960 e 1970 devido às correntes migratórias atraídas pela expansão da fronteira agrícola.
Durante a década de 1950 ocorreu o aumento da população, que cresceu a uma média de 3,0% ao ano, correspondendo a um acréscimo relativo de 34,9% no efetivo populacional.
Durante a década de 1950, a mortalidade entrou em declínio e a fecundidade se mantinha elevada.
As Regiões Sul e Centro-Oeste, a partir de meados da década de 1970, também começam a se urbanizar de forma intensa, apesar da expansão das atividades agrícolas.
A excelência dos serviços públicos de saúde, educação e alimentação indica que a maior parte da população do DF apresenta ótimos indicadores de qualidade de vida, independentemente de seu grupo étnico.
Certo
Errado
O Brasil se destaca Geograficamente no mundo por sua extensão territorial. Qual posição do Brasil no ranking dos maiores países do mundo em termos de área territorial:
O Brasil ocupa a quinta posição do ranking, com quatro países à frente dele.
O Brasil ocupa a sétima posição do ranking, com seis países à frente dele.
O Brasil ocupa a primeira posição do ranking, não havendo países à frente dele.
O Brasil ocupa a terceira posição do ranking, com dois países à frente dele.
"O processo de urbanização no território brasileiro iniciou-se, de maneira mais concreta, a partir do final do século XIX, com o início gradativo da industrialização no país. No entanto, foi após os anos 1930 que a presença das indústrias tornou-se mais intensiva e a urbanização começou a se intensificar. A segunda metade do século XX serviu de incremento graças ao intenso êxodo rural (...)"
Disponível em: ohhtm ://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-espaco-urbano-brasileiro.htm
O movimento de "êxodo rural", citado no trecho, é um fenômeno que influencia o desenvolvimento urbano. No que consiste esse fenômeno?
No deslocamento de migrantes da zona rural em direção às cidades.
Na criação de bairros que abrigam pequenos sítios, para diminuir a desertificação dos grandes centros urbanos.
Na concentração da população na zona rural, fugindo da poluição industrial dos grandes centros.
Na tomada dos espaços urbanos pelas grandes indústrias, levando a população a se mudar para a zona rural.
Na ocupação de territórios que aproximam, até unir, a zona rural e a urbana.
Os trabalhos de pesquisa que versam sobre rede urbana sempre estiveram focados na análise dos papéis e funções dos centros urbanos de maior porte, como é o caso das pesquisas que tratam das cidades médias como principais elos de articulação da rede urbana. No estado da Paraíba sempre que é realizado algum estudo sobre rede urbana no estado, remete-se aos papéis e funções que são exercidas por três centros urbanos, são eles, João Pessoa, Campina Grande e Patos, sendo os dois primeiros colocados em maior evidência nas discussões (adaptado de Oliveira, 2019). Assinale a alternativa associada ao município de João Pessoa-PB, no que se refere à classificação de hierarquia dos centros urbanos brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de forma correta.
Metrópole Nacional
Centro Sub-Regional
Capital Regional
Centro de Zona
Centro Local
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as cidades brasileiras em cinco grandes níveis com subdivisões internas. Sobre essa classificação hierárquica das cidades, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Metrópole Nacional.
2. Metrópole.
3. Capital Regional.
4. Centro Sub-regional.
5. Centro de Zona.
6. Centro Local.
Coluna 2
( ) Terceiro nível hierárquico. As cidades desse nível possuem atividades de gestão menos complexas e população média de 85 mil habitantes.
( ) Os arranjos populacionais de Brasília e Rio de Janeiro ocupam elevada colocação hierárquica, apresentando uma forte presença nacional. Somados, esses arranjos populacionais apresentavam população superior a 16 milhões de habitantes.
( ) Esse nível hierárquico é definido pelas cidades que exercem influência restrita aos seus próprios limites territoriais, podendo atrair alguma população moradora de outras cidades para temas específicos, mas não sendo destino principal de nenhuma outra cidade.
( ) As cidades classificadas nesse nível caracterizam-se por menores níveis de atividades de gestão, polarizando um número inferior de cidades vizinhas em virtude da atração direta da população por comércio e serviços baseada nas relações de proximidade.
( ) Apenas 12 cidades brasileiras estão nesse nível hierárquico – entre elas as cidades de Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. A média populacional é relevante e supera os 3 milhões de habitantes.
( ) São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência quando comparadas a outros centros urbanos mais densamente povoados. Esse nível hierárquico urbano conta hoje com 97 cidades no território brasileiro.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 1 – 5 – 6 – 2 – 4.
4 – 1 – 6 – 5 – 2 – 3.
5 – 2 – 4 – 3 – 1 – 6.
4 – 1 – 5 – 6 – 3 – 2.
5 – 3 – 4 – 2 – 6 – 1.
A principal motivação das empresas Barth e Benetti & Cia Ltda instaladas em São José do Cedro/SC por ocasião de sua colonização foi a comercialização de madeiras, encontradas em grande quantidade, principalmente nas florestas de:
Jequitibás.
Ipês.
Pinus.
Araucárias.
Em 2020, o produto interno bruto (PIB) do Distrito Federal (DF) acumulou, em valores correntes, R$ 265,847 bilhões. A estimativa manteve a capital do Brasil na oitava posição entre as maiores economias do País, representando 3,5% do PIB nacional.
Disponível em: <https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/>. Acesso em: 28 nov. 2022.
No que se refere ao PIB do DF e a sua composição, assinale a alternativa correta.
Por se localizar na região Centro-Oeste do Brasil, há uma participação expressiva da agropecuária no PIB do DF, com atuação superior à dos setores da indústria, do comércio e dos serviços.
Em que pese a crise da pandemia de Covid-19, a economia do DF tem uma série histórica de crescimento por causa da expansão da arrecadação de impostos federais, do crescimento do agronegócio e do aumento da capacidade de consumo das famílias brasileiras nos últimos cinco anos.
O elevado número de desempregados e de subempregados e as baixas remunerações praticadas no mercado de trabalho local indicam a posição do DF nas últimas colocações do ranking do PIB nacional.
Em razão das respectivas especificidades, o setor de serviços no DF tem participação expressiva na composição do PIB tanto em virtude dos serviços públicos quanto dos privados.
A política de atração de indústrias tem provocado o crescimento da participação do setor industrial no PIB do DF nos últimos 10 anos.
A desigualdade social é um dos principais desafios socioeconômicos enfrentados pelo Brasil. Tais desafios são constantemente analisados por indicadores que visam mensurar essa desigualdade, a fim de orientar as políticas públicas que buscam sua diminuição. Um desses indicadores é o Índice de Gini. Qual das alternativas abaixo fala deste índice?
Considera indicadores de saúde, educação e renda para avaliar o nível de desenvolvimento de uma região ou país.
Indica a proporção de pessoas que sabem ler e escrever em uma determinada faixa etária, refletindo o acesso à educação.
Mede o valor total dos bens e serviços produzidos em uma economia, refletindo a atividade econômica do país.
Mede a diferença de renda dentro de uma sociedade, atribuindo valores de 0 a 1, sendo 0 representativo de total igualdade e 1 de máxima desigualdade.
Segundo Ab'Saber (2003), desde a década de 1970, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana e dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões modernos que abafaram, por substituição parcial, velhas e arcaicas estruturas sociais e econômicas. São causas dessa mudança, EXCETO:
Implantação de novas infraestruturas viárias e energéticas.
Vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.
A manutenção da agricultura de subsistência em pequenos distritos.
Transformação dos meios urbanos e rurais à serviço da produção de alimentos.
Hildete Jorge é uma das idealizadoras da Associação Criarte e do projeto Espírito das Águas, de Aracruz. Ela explica que cada peça exprime a história e a identidade de artesãs que reforçam a própria identidade por meio desses objetos artesanais. “Quando você traz um artesanato regional, você traz o conceito do território. Quando você traz o conceito do território, você externa o sentimento de cada artesã que está ali produzindo e cria a partir da própria realidade.”
Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/hub-imobi/decoracao/pecas-de-artesanato-ganham-espaco-entre-as-tendencias-de-decoracao-0223>. Acesso em 9 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que território é a
forma de internalizar sentimentos, percepções e promover uma reflexão sobre nós mesmos, nossas raízes.
habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem.
relação entre um determinado poder e sua área de distribuição estática ou dinâmica.
interação complexa e fluída entre tempo e espaço que constitui dimensões simbólicas e subjetivas.
maneira de ver as trajetórias, mudanças e permanências ocorridas nas diversas sociedades do mundo.