

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"A capacidade de conviver e superar as intempéries da natureza e as diferentes formas de poluição não é a mesma para os diferentes grupos da sociedade. Os riscos atrelados a esses fenômenos estão conectados com a escassez de recursos e com o acesso a direitos básicos de cada parcela da população" (AQUINO, Vinicius Salomão de; FARIAS, Talden. Regularização fundiária em áreas de preservação permanente sob a perspectiva da sustentabilidade socioambiental. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. p.129).
A partir do trecho lido, assinale a opção que indica CORRETAMENTE a definição de Vulnerabilidade ambiental.
Pode ser compreendida como a situação em que um grupo de pessoas, por suas características e pela situação a que está exposto, tem reduzida a sua capacidade de antecipar, lidar, resistir e se recuperar do impacto dos danos ambientais.
São mudanças no meio ambiente causadas pela atividade humana (atividade antrópica), geradora de impactos ambientais positivos e negativos.
São interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente provocadas pelo sistema produtivo humano, com consequências nos biomas, na saúde, segurança e bem-estar da população.
É a lesão aos recursos ambientais, com consequente degradação, alteração adversa do equilíbrio ecológico e da qualidade de vida.
É qualquer alteração no meio ambiente que leve a consequências negativas decorrente das ações antrópicas que contribuem para alterações na qualidade de vida.
O bioma contém nascentes de importantes bacias da América do Sul. É um bioma úmido, porém, caracterizado por duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. Tem sido progressivamente transformado em áreas de pastagens e agrícolas destinadas às culturas agrícolas, e, em Minas Gerais, mais da metade de sua vegetação natural foi desmatada até 2021 (adaptado de MESSIAS et al., 2022). Assinale a alternativa correspondente ao bioma descrito no texto, de forma correta.
Cerrado
Amazônia
Pampa
Chaparral
Sabendo que a intensificação dos eventos extremos modifica a dinâmica das doenças transmitidas por vetores, considere as afirmações abaixo.
I - Doenças transmitidas por vetores são condicionadas somente por duas variáveis ambientais: temperatura e umidade.
II - Um sistema de abastecimento amplificado, porém intermitente, pode ser vetor de difusão de agentes infecciosos.
III- A principal forma de controle de doenças de veiculação hídrica é o saneamento.
IV - A dinâmica ambiental dos habitats dos vetores está associada ao ciclo de vida dos seus reservatórios e hospedeiros.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
O mapa a seguir mostra a Floresta Estadual do Amapá e seu entorno, na qual se objetiva promover o uso racional dos recursos naturais de maneira a garantir sua perenidade e a dos processos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
-

-
As áreas indicadas pelas letras A, B e C são exemplos, respectivamente, de
uma terra indígena, uma unidade de conservação e um assentamento.
uma terra indígena, um assentamento e uma unidade de conservação.
uma unidade de conservação, uma terra indígena e um assentamento.
uma unidade de conservação, um assentamento e uma terra indígena.
um assentamento, uma terra indígena e uma unidade de conservação.
Localizado na região Nordeste e em trecho da Sudeste (no estado de Minas Gerais), abrange 800 km² (quilômetros quadrados) de área e corresponde em torno de 11 % (por cento) do território brasileiro. O volume anual de chuva está geralmente abaixo de 700 mm (milímetros), e na região do polígono das secas pode alcançar menos que 400 mm/ano (milímetros por ano). É constituído por diferentes tipos de associações vegetais que formam matas secas e campos (adaptado de CONTI; FURLAN, 2011). Assinale a alternativa relacionada ao bioma citado no texto, de forma correta.
Amazônia
Taiga
Caatinga
Mata Atlântica
Nas coxilhas do centro-sul do Rio Grande do Sul, o clima subtropical deu origem a uma vegetação herbácea de gramíneas.
São imensas planícies formadas por uma sucessão de suaves colinas, cobertas de campos limpos, que são chamadas popularmente de:
Pampa.
Cerrado.
Caatinga.
Floresta Amazônica.
Mata dos Cocais.
Região de aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados de área, sujeita a climas subtropicais úmidos de planaltos com invernos relativamente brandos. Em sua acepção mais ampla, coincide como setor do Planalto Meridional brasileiro – que se estende ao sul de São Paulo e norte do Paraná – posto que sua área mais típica coincida com o planalto basáltico sul-brasileiro, do Paraná ao Rio Grande do Sul.
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 19)
As características apresentadas correspondem ao domínio morfoclimático
do Cerrado.
das Araucárias.
dos Mares de Morros.
das Pradarias.
da Caatinga.
Considere o trecho a seguir sobre o uso de hidrelétricas e suas relações com o ambiente e a sociedade.
A energia hidrelétrica é gerada a partir da água contida atrás de uma barragem construída no vale de um rio. A água acima da barragem contém energia _________. Isso é transformado em energia __________ à medida que a água desce pelos tubos, dentro da barragem. A água movimenta geradores elétricos, que podem ser construídos __________ da barragem. Suas principais vantagens são ser renovável, não produzir gás tóxico e ser de fácil conexão. Suas desvantagens são a destruição do habitat natural de diversas espécies e populações ribeirinhas e a geração de __________ pela decomposição de árvores afogadas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
cinética – potencial – dentro – metano
cinética – gravitacional – fora – dióxido de carbono
potencial – cinética – dentro – metano
potencial – cinética – fora – vapor d’água
cinética – gravitacional – dentro – dióxido de carbono
Analise a área da Bacia Hidrográfica do rio dos Sinos e os tipos de formações naturais que nela ocorrem.

Figura 1 – Mapa das principais formações naturais na Bacia do rio dos Sinos.
Adaptado de Anschau (2016).
Com base no mapa, sobre os biomas brasileiros e suas formações naturais, associe corretamente a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Estepe.
2. Floresta Ombrófila Mista (FOM).
3. Floresta Ombrófila Densa (FOD).
4. Floresta Estacional Semidecidual (FES).
Coluna 2
( ) Típica do Planalto Meridional, é caracterizada pela presença e abundância de Araucaria angustifolia.
( ) Este tipo de vegetação é caracterizado por fanerófitos, lianas lenhosas e epífitas em abundância.
( ) Caracteriza-se pela queda parcial da folhagem da cobertura florestal durante o inverno.
( ) Submetida a intenso processo de antropização, principalmente pela criação extensiva de gado aliada ao uso do fogo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4 – 3 – 2 – 1.
3 – 2 – 4 – 1.
2 – 4 – 1 – 3.
2 – 3 – 4 – 1.
3 – 2 – 1 – 4.
Situada a 584 metros de altitude, com uma topografia irregular, possuindo inúmeras montanhas, o Município de Pedreira, apresenta um clima:
semiárido, altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C.
temperado oceânico, um clima mais úmido com invernos menos rigorosos.
equatorial com temperaturas elevadas, e médias anuais em torno de 25°C.
tropical com chuvas de verão, inverno seco e verão quente.
O valor da disponibilidade hídrica social, ou seja, o total de água da descarga continental, dividido pela população no Brasil, é de 35732 m3/
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 426. Adaptado)
Os estados com maior potencial hídrico (km3/
Amazonas e Piauí.
Pará e Pernambuco.
Amazonas e São Paulo.
Pará e São Paulo.
Amazonas e Pernambuco.
Considerando a hidrografia da cidade de São Paulo, são rios que cortam a cidade:
Tietê e Pinheiros.
Tietê e Paraná.
Xingu e Madeira.
Paraíba do sul e Madeira.
Paraíba do sul e Pinheiros.
O Estado de Minas Gerais ficou conhecido como a “caixa d’água” brasileira, numa referência à relevância das suas bacias hidrográficas. A Bacia do _____________ está localizada a sudeste do estado; a Bacia do _____________ abrange parte do nordeste do estado; a Bacia do _____________ é a maior dentro de Minas Gerais (adaptado de MINAS GERAIS, 2021). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Rio Doce / Rio Jequitinhonha / Rio São Francisco
Rio Doce / Rio Negro / Rio Solimões
Rio Jequitinhonha / Rio Negro / Rio Amazonas
Rio São Francisco / Rio Solimões / Rio Amazonas
Os gráficos 1, 2, 3, 4 e 5 apresentam a participação, em percentual, de florestas (nativas e plantadas) no total do território dos países agroexportadores. Podemos considerar que os gráficos representam, respectivamente, a realidade dos países:

Legenda: Florestas
Demais áreas
Fonte: IPEA, 2022
Estados Unidos, Argentina, Brasil, China e França.
Argentina, Brasil, Estados Unidos, China e França.
China, Estados Unidos, Brasil, França e Argentina.
França, Argentina, China, Estados Unidos e Brasil.
Brasil, Estados Unidos, China, França e Argentina.
O município de Pires do Rio tem clima caracterizado por um verão chuvoso e um inverno seco, além de ser rico em cursos d’água, sendo seus principais rios o Corumbá, o do Peixe e o Piracanjuba.
Certo
Errado
Com relação ao pensamento de Aziz Ab’Sáber, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O domínio dos “mares dos morros” tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil do país em relação às ações antrópicas.
II – Não há nenhuma relação entre as áreas core e as províncias geológico-estruturais do país.
III – As “ilhas” de vegetação exótica encontradas dentro das áreas core dos diferentes domínios morfoclimáticos e geobotânicos só podem ser explicadas pela existência local de fatores de exceção, de ordem litológica, hidrológica, topográfica e paleobotânica.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
Considere o mapa para responder à questão.
Brasil recursos minerais

(Théry, H. e Mello-Théry, N.A. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território.)
As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,
à Província mineral de Carajás e à serra do Navio, ambas em áreas sedimentares.
à Província mineral de Carajás e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas de escudos cristalinos.
à Serra do Navio e à Bacia Potiguar, ambas em áreas sedimentares.
à Bacia Tucano e à Reserva Mantiqueira, ambas em áreas de escudos cristalinos.
à Reserva Oriximiná e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas sedimentares.
Considerando a hidrografia do estado de Rondônia, assinale a opção que identifica o nome do rio que é de planalto, tem curso sinuoso, toma diversas direções — ora para noroeste, ora para leste, ora para norte —, desviando-se ou superando os obstáculos do terreno cristalino, formando corredeiras e cachoeiras, assim prosseguindo até vencer a última formação rochosa dos Parecis, formando a cachoeira Dois de Novembro, a partir da qual penetra na planície amazônica, tornando-se calmo e navegável até sua foz, em um percurso de mais de 800 km.
Madeira
Ji-Paraná
Guaporé
Mamoré
Jamari
Quanto à Caatinga, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém apenas as sentenças corretas.
I-A caatinga propriamente dita é corresponde a uma mata seca que não perde suas folhas durante a estações do ano. Essa vegetação apresenta xeromorfia, que lhe permite perder menos água por meio da transpiração.
II-As caatingas podem ser ecologicamente classificadas em 05 tipos de caatinga: a caatinga seca não-arbórea, a caatinga seca arbórea, a caatinga arbustiva densa, a caatinga de relevo mais elevado e a caatinga do chapadão do Moxotó.
III-As matas que compõem a caatinga são muito ricas em espécies e se desenvolvem em solo fértil que pode ser arenoso ou pedregoso (tipo litossolos). A falta de água é constante em toda a região, em algumas áreas a precipitação pode chegar a 1500 mm anuais.
IV-A cobertura vegetal que compõe as caatingas forma uma diagonal que separa a floresta amazônica, a qual está a noroeste da mata atlântica, que está a leste. Atribui-se a pouca chuva e sua distribuição irregular aos fortes ventos alísios que não trazem umidade para essa área.
As afirmações corretas são I e II.
As afirmações corretas são II e III.
As afirmações corretas são I e IV.
As afirmações corretas são I e III.
As afirmações corretas são II e IV.
"Desde meados do século XX, [o maior rio localizado totalmente território brasileiro], enquanto importante recurso natural do Nordeste do Brasil e de parte do estado de Minas Gerais, passa, de maneira mais intensa e desordenada a sofrer fortes intervenções por parte do Estado a partir do uso de suas águas para geração de energia elétrica e de vários outros empreendimentos necessários à execução do projeto de industrialização e urbanização brasileiro" (GONÇALVES, Claudio Ubiratan (org.). Ensaios de geografia agrária: materialidades e expressões dos conflitos territoriais. Aracaju: ArtNer Comunicação, 2021. p.22).
Marque a opção CORRETA que indica o nome do rio referido no fragmento de texto acima.
Parnaíba.
São Francisco.
Itapecuru.
Jaguaribe.
Capibaribe.