Questões de Concurso sobre Meio Ambiente

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.925 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um dos desafios quanto à demanda de recursos naturais, às restrições e ofertas ambientais e às ações antrópicas é compatibilizar desenvolvimento, conservação e preservação do meio ambiente, como forma de propiciar o desenvolvimento sustentável na região amazônica, a partir dos estados que a compõem. A esse respeito, o eixo central dessa nova estratégia, no estado de Rondônia, é o zoneamento socioeconômico e ecológico, que se constitui em


A

instrumento técnico e político para otimizar o uso do espaço e orientar políticas públicas.


B

relatório social e ambiental para monitorar atividades agropecuárias no interior do estado.


C

resumo das ações socioambientais restritas a zonas de proteção florestal do estado.


D

política de preservação ambiental em áreas de proteção permanente da região amazônica.


E

estratégia de desenvolvimento sustentável para as ações econômicas do grande capital.

Na busca por alternativas que visam reduzir os problemas de fornecimento de energia elétrica no Brasil, algumas alternativas vêm sendo implantadas, visando também a produção de energias limpas e renováveis.


Qual das opções abaixo cita um exemplo de energia que NÃO se enquadra neste conceito?


A

Eólica.


B

Maremotriz.


C

Termelétrica.


D

Solar.

Ano: 2022
Prova: FUNDEP - Prefeitura - Geógrafo - 2022

Leia o trecho a seguir, extraído de Christopherson (2012):


“[Esse] bioma consiste em grandes extensões de campo, interrompido por árvores e arbustos esparsos. Também podem ocorrer trechos de campo sem árvores, com gramíneas em grupos descontínuos separados por solo nu. [O bioma recebe] precipitação durante, aproximadamente, 6 meses do ano, quando são influenciadas pela migração da ZCIT. Durante o resto do ano, elas ficam sob a influência dos deslocamentos das células subtropicais de alta pressão, que são mais secas”.


CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas – Uma introdução à geografia física. 7. ed. Tradução: Francisco Eliseu Aquino et al. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 603 (adaptado).


O bioma descrito acima é um(a):


A

Savana Tropical.


B

Floresta Tropical Pluvial.


C

Floresta Boreal.


D

Campo de Latitude Média.

Acompanhando o ciclo anual da chuva, observa-se uma das características mais marcantes do clima tropical da América do Sul durante o verão: a presença de uma banda de nebulosidade e chuvas com orientação noroeste-sudeste, que se estende desde a Amazônia até o Sudeste do Brasil e, frequentemente, sobre o oceano Atlântico subtropical.


(CAVALCANTI, IRACEMA F. A.; FERREIRA, NELSON J., DIAS, MARIA ASSUNÇÃO F., JUSTI, MARIA GERTRUDES A. Tempo e Clima no Brasil. (Org). São Paulo: Oficina de Textos; 2009. p. 95)


Essa característica climatológica que se associa a um escoamento convergente de umidade na baixa troposfera convencionou-se a chamar de


A

zona de convergência do atlântico sul.


B

vórtices ciclônicos de altos níveis.


C

zona de convergência intertropical.


D

jatos de baixos níveis.


E

distúrbios ondulatórios de leste.

Leia o excerto abaixo.


O desenvolvimento de políticas voltadas às questões ambientais no Brasil ocorreu com a participação de um significativo ativismo de grupos ambientalistas, planejadores, acadêmicos e gestores ambientais, e por uma geração que considerou a preservação e a conservação ambiental como um direito à vida. O conjunto destas ações políticas e sociais possibilitou uma estrutura política, normativa e administrativa ambiental robusta até o presente momento.


COUTINHO, Sonia M. V. Revisitando conceito e princípios de ordenamento territorial na realidade brasileira. Jornal da USP, 7 de agosto de 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=262999. Acesso em: 10 jul. 2022.


Sobre as políticas ambientais no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Ao privilegiar o paradigma preservacionista das unidades de proteção integral, a legislação vigente não reconhece a importância da consolidação dos territórios indígenas e quilombolas para a preservação da biodiversidade.

II. O percentual de áreas protegidas no Brasil é o mais elevado do mundo, abrangendo cerca de 30% do território nacional.

III. Sofrem retrocesso atualmente por meio do corte orçamentário dos órgãos de fiscalização, do esvaziamento dos conselhos e comitês participativos e de campanhas de desinformação.

IV. As alterações em curso da legislação em vigor, de cunho neoliberal e antidemocrático, visam expandir os corredores globais de extração e circulação de matérias-primas no Brasil.

V. A participação das Forças Armadas brasileiras em ações de fiscalização ambiental, especialmente em áreas isoladas da Amazônia, reverteu o aumento do desmatamento nos últimos dois anos.


A

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


B

Somente as afirmativas II e V estão corretas.


C

Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


D

Somente as afirmativas III e IV estão corretas.


E

Somente as afirmativas I e V estão corretas.

Analise a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.researchgate.net/ Acesso em 27/04/2022


Bem representado ao longo do litoral brasileiro, é considerado, no Brasil, como de preservação permanente, incluído em diversos dispositivos constitucionais (Constituição Federal e Constituições Estaduais) e infraconstitucionais (leis, decretos, resoluções, convenções). Preservam a qualidade da água e reduzem a poluição por filtragem de materiais em suspensão e assimilação de nutrientes dissolvidos. Por conta das mudanças climáticas, geradas por atividades humanas, tais como a contaminação da água por esgoto e efluentes químicos, construções residenciais, contaminação do solo e desmatamento, esses ambientes se encontram em ameaça, colocando em risco a existência das espécies que dependem dele.


O mapa e o texto destacam:


A

Os recifes de corais.


B

A Mata Atlântica.


C

Os manguezais.


D

As matas de galerias.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor - Área: Geografia - 2022

O Rio Jaguaribe é o principal curso d’água situado no estado do Ceará, e sua bacia hidrográfica ocupa aproximadamente 48% do território cearense. Assinale a alternativa CORRETA que cita algumas características da bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe.


A

Geologicamente, o alto e o médio curso do rio Jaguaribe encontram-se predominantemente situados em terrenos do embasamento cristalino e entre seus principais afluentes estão os rios Banabuiú, Salgado, Palhano e Cariús.


B

Na bacia do Rio Jaguaribe, encontra-se situado um grande número de barragens, destacando-se os açudes Edson Queiroz, General Sampaio, Orós e Castanhão.


C

A bacia do Rio Jaguaribe encontra-se totalmente situada em uma superfície de terrenos sedimentares e nela ocorre um predomínio de drenagem superficial de caráter perene.


D

As nascentes do Rio Jaguaribe encontram-se situadas na região do Cariri cearense entre os estados do Ceará e de Pernambuco, e, na sua bacia, encontram-se reservatórios com grande capacidade de armazenamento d’água, destacando-se o Castanhão, o Edson Queiroz e o Forquilha.

Com uma área superior a 1,2 milhão de quilômetros quadrados, equivalente a um quarto da extensão territorial brasileira, o cerrado possui condições topográficas (planalto, com grandes áreas planas e solos profundos) e climáticas (duas estações do ano bem definidas, uma chuvosa e outra seca, e intensa luminosidade) favoráveis à agricultura moderna.


C

Certo


E

Errado

“A Amazônia, segundo o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, é considerada como “terras inabitáveis”, “lugares inóspitos” e “estradas que ligam nada a lugar nenhum”, ou alguns termos mais técnicos como “vazio demográfico”. Além de apontar ausências sobre as amazônias, localizam a região no plano em que nada há, tudo pode ser feito. Isso reforça a região como fronteira de expansão e/ou potencial fornecedora de matérias-primas. O modelo de desenvolvimento ambientalmente predatório e socialmente excludente tem levado a violações de direitos recorrentes das populações que nela residem.”


(GONÇALVES, Carlos W. P. Amazônia, Amazônias. Ed. Contexto. São Paulo. 2001.)


A esse respeito, assinale a afirmativa correta.


A

Os atores presentes no território devem estabelecer um pacto de desenvolvimento sustentável, em harmonia com os interesses externos, com base no potencial energético e mineral ou como fronteira de expansão agrícola.


B

Os conflitos pela terra entre “posseiros” e “grileiros”, que se concentram nos altos relevos da “terra-firme”, são resolvidos com a instalação de “assentamentos” que contam com infraestrutura para escoamento da produção.


C

Os danos e ameaças aos povos da floresta vêm tanto pela via da expropriação direta da terra quanto pela inviabilização da vida via degradação ambiental, com a contaminação de rios, o esgotamento dos solos e o extrativismo predatório.


D

Os direitos de indígenas, de posseiros ou de ribeirinhos cabem nesse “desenvolvimento”, uma vez que a racionalidade do uso desse território, que só é “útil” uma parte do ano, sustenta a ideia de que as pessoas estariam no lugar certo.


E

O uso das vias líquidas para escoamento da produção e acesso aos serviços de educação e saúde é garantido pela construção de grandes barragens que mantêm o ciclo de enchentes e vazantes dos rios, assim como o curso das águas fluviais.

A Mata Atlântica é um bioma brasileiro em que existem mais de 20 mil espécies de plantas, sendo 8 mil delas endêmicas. Em ecologia, uma espécie é considerada endêmica quando


A

ocorre em todos os territórios geográficos.


B

ocorre exclusivamente em determinada região geográfica.


C

está ameaçada de extinção.


D

sua região geográfica é devastada.

Os rios do bioma Amazônia apresentam sazonalidade nas precipitações e nos pulsos monomodais de inundação; há rios que recebem água do degelo dos Andes e das chuvas e outros abastecidos pela pluviosidade. O ciclo de inundação e vazante impacta as diversas paisagens que compõem o bioma.


C

Certo


E

Errado

Leia o texto a seguir.


É considerada uma importante formação savânica. Ocorre em áreas de afloramento do lençol freático. Contribui para a manutenção da fauna aquática e terrestre em virtude de abrigar várias espécies vegetais, dentre elas o buriti. O texto se refere à seguinte fitofisionomia do Cerrado:


A

cerrado


B

veredas


C

mata ciliar


D

mata galeria


E

campos sujos

A respeito das escalas geográficas de impacto das usinas do Baixo Madeira, assinale a opção correta.


A

As usinas do Baixo Madeira foram instaladas em áreas de baixíssima densidade demográfica e, por inundarem somente áreas de terra da União, geraram poucos impactos na desapropriação de comunidades locais.


B

A reestruturação territorial das usinas do Baixo Madeira incidiu sobre a geração de energia na Amazônia, com a adoção de um modelo de energia não renovável.


C

A geração de energia pelas usinas do Baixo Madeira atende apenas às necessidades do estado de Rondônia, logo seu alcance é local.


D

As políticas ambientais e as políticas de infraestrutura na Amazônia são ambas implementadas pela União, portanto há uma relação de complementariedade e de mitigação de impactos entre essas políticas.


E

As usinas hidroelétricas instaladas na Amazônia e, em especial, no baixo Madeira são destinadas ao suporte da demanda nacional por energia e à ampliação de atividades de setores como o agronegócio.

Na obra “Os domínios de natureza: potencialidades paisagísticas,” escrita pelo professor Aziz Ab'Sáber, foi desenvolvida uma classificação de seis grandes domínios paisagísticos. Entre estes domínios, são apresentadas áreas de transição como, por exemplo, entre o Cerrado e a Caatinga. Observe as assertivas abaixo identifique o conceito CORRETO para definir as áreas de transição.


A

Ambiente.


B

Biomas.


C

Ecossistemas.


D

Habitat.


E

Ecótono.

O gráfico abaixo demonstra as taxas de desmatamento no Acre. Essas taxas vêm sendo divulgadas pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) desde 1988. Interprete o gráfico e assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: TerraBrasilis. Disponível em: <http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/>. Acesso em: 05 jan. 2022.


A

O Acre está localizado no bioma Amazônico, que é constituído predominantemente por vegetação florestal, e onde o desmatamento tem crescido ao longo da última década


B

O Acre é formado em grande parte por vegetação savânica (não florestal), e os desmatamentos se concentram na divisa do estado com o Peru


C

As florestas no Acre são mais preservadas próximo dos eixos rodoviários, e o desmatamento na década de 2010 foi maior que nas décadas de 1990 e 2000


D

A taxa de desmatamento no Acre em 2021 foi a quarta maior da série histórica (871 km²), porém, o valor pode ser ainda maior, pois o PRODES não considera a porção do estado localizada no Cerrado

Imagem associada para resolução da questão

-

Fonte: IBGE, 2020.

-

O mapa acima mostra a delimitação geográfica de uma região política instituída com o objetivo de definir a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Tal região abrange a totalidade de oito estados brasileiros e a parte do Maranhão localizada a oeste do meridiano de 44º (adaptado de IBGE, 2022). Diante do exposto, assinale a alternativa correspondente ao nome da região apresentada no mapa.


A

Amazônia Oriental


B

Bioma Amazônico


C

Pan Amazônia (Amazônia Internacional)


D

Amazônia Legal Brasileira

Assinale a alternativa correta acerca da paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”:


A

A paisagem cultural não apresenta alteração ao longo do tempo.


B

A paisagem cultural é constituída apenas por elementos culturais, que são aqueles construídos (criados) ou modificados pela ação do ser humano. A paisagem cultural é, por conta disso, estática.


C

A paisagem cultural é resultado da interação dos seres humanos com o seu ambiente natural, e é através delas que podemos perceber as diferentes formas com que a sociedade se relaciona com a natureza.


D

A paisagem cultural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana.

A introdução da soja, a velocidade de ocupação de novas áreas e a incorporação de baixa diversidade de sistemas de produção, suscitam a hipótese de que a expansão da soja neste estado, favorecida pela dinâmica do clima regional, possa repercutir em impactos ambientais e sociais negativos. Essa preocupação surge em defesa dos alvos que podem sofrer vários impactos com a continuidade e evolução desse processo: as sociedades indígenas que se veem cada vez mais sitiadas, e o ecossistema regional constantemente ameaçado em sua extensão, integridade e biodiversidade. De acordo com o autor do texto a relação entre a produção de soja e questão climática é de


A

causalidade direta, já que a crise ambiental que devastou o pantanal na última década foi provocada pela poluição causada pelo plantio de soja.


B

reforço no impacto socioambiental, pois aspectos locais e globais se somam e tem repercussão não apenas climática, mas, social, política e cultural na região.


C

oposição e recuperação, resultado do esforço do Estado em revigorar o clima pantaneiro pela produção de soja em substituição ao gado e aos pastos.


D

compensação, pois a ocupação de áreas desertificadas, devido ao aquecimento global, por uma cultura de soja orgânica busca recuperar a economia e a cobertura vegetal da região.


E

inconciliabilidade em caso de crise climática, já que a alteração do clima da região pode levar ao fracasso da produção de soja que precisa das planícies alagadas para se estabelecer.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor - Área: Geografia - 2022

O regime de chuvas no estado do Ceará encontra-se caracterizado por um período chuvoso no decorrer do primeiro semestre e por outro período seco ao longo do segundo semestre. Assinale a alternativa CORRETA que cita o nome do principal sistema causador de chuvas no estado do Ceará.


A

Zona de Convergência Intertropical.


B

Ondas de Leste.


C

Anticiclone Intertropical do Atlântico Sul.


D

Vórtices Ciclônicos.

Sobre os problemas ambientais mais recorrentes nas cidades e suas consequências, analise as afirmativas abaixo:


I. Poluição dos lençóis freáticos, deflagrada por uso desenfreado de defensivos agrícolas na bovinocultura.

II. Deposição inadequada de resíduos sólidos em vertentes e riachos, deflagrada pela inversão térmica e movimentos de massa rotacionais, respectivamente.

III. Emissão de gases poluentes e chuvas ácidas, deflagrada pela evapotranspiração e pecuária extensiva.

IV. Contaminação de rios, deflagrada por efluentes domésticos e industriais sem tratamento prévio.

V. Poluição atmosférica, deflagrada pela emissão de gases poluentes.


Estão INCORRETAS, apenas,


A

I e II.


B

I e IV.


C

I, II e III.


D

II, III e IV.


E

III, IV e V.

   
Gerar simulado