

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
CRIAÇÃO DE GADO PARA CORTE

Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/component/gmg/story/2185-confinamento-ealternativa-para-engorda-de-bovinos-no-periodo-da-seca-no-norte-de-minas>. Acesso em: 24 jan. 2023.
O sistema mostrado na imagem se caracteriza por
empregar menor número de trabalhadores, já que os animais são criados em confinamento.
ser extensivo, permitindo a criação simultânea de um número maior de animais no mesmo espaço.
apresentar um menor número de zoonoses, pois o confinamento diminui os problemas de saúde no rebanho.
ser mais barato que outros métodos de criação, pois não necessita de grandes espaços para a criação dos animais.
ser mais eficiente na engorda e no crescimento, pois o rebanho é confinado e recebe ração e complementos alimentares.
De acordo com o Estatuto da Terra, o imóvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e, eventualmente, trabalhado com a ajuda de terceiros é a definição
do Módulo Rural.
do Módulo fiscal.
da Propriedade Familiar.
da Fração mínima de parcelamento para imóveis rurais.
Um aspecto positivo a respeito dos alimentos transgênicos é a abundância de conclusões confiáveis relacionadas aos possíveis efeitos danosos à saúde humana.
Certo
Errado
A Depressão Central do Brasil, também conhecida como Planalto Central, é uma região de baixa altitude no interior do país. Suas características de relevo são notavelmente diferentes das áreas montanhosas e planícies costeiras. Sobre essa forma de relevo, assinale a alternativa correta:
Em razão das fortes inundações, a região da Depressão Central não é adaptável para a agricultura.
A Depressão Central contém várias bacias sedimentares, que não possuem muitos recursos minerais, como petróleo, gás natural e águas subterrâneas.
Devido às inundações sazonais e ao transbordamento dos rios, a Depressão Central abriga áreas de várzea e o Pantanal.
A vegetação de floresta tropical é predominante na região da Depressão Central, não variando conforme as regiões.
Os meios de comunicação em massa são plataformas ou canais que permitem a disseminação de informações e conteúdos para um grande número de pessoas de forma rápida e abrangente. Alguns exemplos de meios de comunicação em massa incluem a televisão, rádio, jornais, revistas, internet e redes sociais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Com a velocidade da disseminação de informações, nem sempre é possível verificar a veracidade das notícias.
Os meios de comunicação em massa proporcionam acesso fácil e imediato a uma ampla variedade de informações.
Os meios de comunicação dificilmente podem ser utilizados como ferramentas de manipulação e controle da opinião pública.
A propriedade concentrada dos meios de comunicação em massa leva a uma limitação da diversidade de opiniões e perspectivas apresentadas.
Analise a afirmação a seguir:
“Desde a década de 1970, contexto marcado pela modernização conservadora da agricultura e dos riscos de expropriação inerentes, os pequenos agricultores buscavam melhorias em suas condições de vida, via obtenção de crédito, via extensão rural e por meio da requisição de direitos sociais.” (Fonte: MIRANDA; TIBURCIO, 2011).
O texto trata da:
Criação do Movimento dos trabalhadores atingidos por barragens a partir do rompimento da barragem no município de Brumadinho.
Organização internacional agroecológica fundada no Brasil em 1975.
Revolução dos pequenos agricultores frente à prática de grilagem do setor patronal latifundiário brasileiro.
Agricultura familiar, que emergiu num contexto histórico, político e econômico, marcado por importantes lutas que expressavam as demandas dos trabalhadores do campo.
Organização dos agricultores capitalistas denominada Via Campesina.
No final da década de 60 e no início da década de 70, fomentando a produção e exportação dos produtos agrícolas, assim como acabar ou minimizar a fome no mundo, teve origem a Revolução Verde (RV). Esta revolução teve como seu precursor Norman Ernest Borlaug, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1970
(WACHEKOWSKI et al., 2021).
No que se refere à Revolução Verde, assinale a alternativa correta.
Foi um movimento ambientalista a nível mundial, que tinha como intuito proteger as florestas tropicais e reflorestar regiões já muito desmatadas no planeta
Foi um movimento de fortalecimento da agricultura familiar e da consolidação da reforma agrária no Brasil, o que resultou em uma distribuição mais igualitária de terras entre os agricultores brasileiros
Foi um modelo que estendeu o uso da tecnologia no campo, a partir do incentivo da utilização de agrotóxicos e fertilizantes, máquinas agrícolas e sementes geneticamente modificadas
Trata-se de um evento anual, realizado desde a década de 1960 em diferentes países do mundo e que tem a participação de ambientalistas e grandes agricultores, os quais buscam discutir soluções para a fome no mundo
Trata-se de um pacto global, assinado pelas maiores economias do planeta e que visa levar comida a populações que estão em situação de insegurança alimentar
O êxodo rural é um fenômeno de migração que envolve o deslocamento da população de áreas rurais para áreas urbanas. Esse processo implica que pessoas deixem o campo, as zonas rurais, e se mudem para cidades, vilas e centros urbanos em busca de melhores condições de vida, emprego, educação, serviços e oportunidades. Sobre o êxodo rural, verifica-se que:
A motivação do êxodo rural envolve, em muitos aspectos, questões econômicas. Um dos motivos desse movimento populacional é a diminuição das áreas produtivas.
A modernização da agricultura, embora possa aumentar a produtividade, muitas vezes resulta na diminuição da demanda por mão de obra rural, levando as pessoas a procurarem emprego em outros setores.
O movimento de êxodo rural, dentro da lógica dos processos migratórios, é classificado corretamente como migração pendular.
O êxodo rural facilitou a preservação dos hábitos, costumes e tradições rurais que foram incorporados ao cotidiano urbano.
Assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas, as quais versam sobre a expansão capitalista no campo:
I – Nos anos de 1970, passou-se a empregar na produção uma maior quantidade de insumos, adubos e fertilizantes, agrotóxicos, tratores, máquinas, sementes e forte aporte tecnológico, conduzindo o Brasil rumo à modernização. Como em outras partes do mundo, esse processo fico conhecido como “Revolução Marrom”.
II – A modernização do campo se fez acompanhar pelo que se convencionou designar de “expansão da fronteira agropecuária”, ou seja, uma expansão que, partindo do Centro-Oeste e Norte do Brasil, rumou para as regiões Sul e Sudeste.
III – O café é a principal commodity brasileira e garante ao Brasil o destaque de principal exportador mundial do produto. É cultivado principalmente na região Sul do país, onde o clima é favorável ao seu plantio.
Somente os itens I e II estão corretos.
Somente os itens II e III estão corretos.
Somente o item I está correto.
Nenhum item está correto.
Apesar de serem comumente tratados como sinônimos, os conceitos de rural e campo, urbano e cidade, possuem diferenças em suas conceituações. Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. Sobre a relação campo-cidade, é correto afirmar que
o espaço rural tem sido historicamente visto como um local de produção de alimentos e matérias-primas para a cidade. No entanto, com a modernização da agricultura e a industrialização, as relações entre campo e cidade mudaram significativamente com o campo ganhando população e mão de obra.
uma das principais transformações foi a diminuição da produtividade agrícola, decorrente da introdução de tecnologias avançadas no cultivo e manejo das plantas e animais. Isso permitiu que uma pequena parcela da população rural pudesse abastecer toda a sociedade urbana com seus produtos.
ao mesmo tempo, a expansão das cidades gerou uma demanda crescente por alimentos e outros produtos agrícolas, criando novas oportunidades de negócios para os produtores rurais. A proximidade com os mercados urbanos se tornou uma vantagem competitiva, pois permite uma distribuição mais rápida e eficiente dos produtos.
a urbanização também trouxe desafios para o espaço rural, por exemplo a pressão pela utilização das terras para outros fins, como a construção de infraestruturas e áreas residenciais. Além disso, a maior concentração da população em áreas rurais gerou conflitos em relação à gestão dos recursos naturais e às políticas públicas para a agricultura e indústria.
as relações campo-cidade envolvem uma complexa interação de fatores econômicos, tecnológicos, políticos e sociais, que influenciam a ocupação produtiva do espaço rural e sua relação com os centros urbanos, tendo o campo um papel secundário e dispensável para a população.
Relativo aos diversos tipos de agricultura existentes no planeta, analise as assertivas a seguir:
I. Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores comuns: o capital, a terra e o trabalho.
II. A agricultura hoje conhecida como “moderna” surgiu na Ásia, principalmente no cultivo de arroz, que é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas, onde são construídos terraços.
III. O Brasil é um grande produtor agrícola, pode-se destacar a produção brasileira de soja, café e trigo – produtos em que o país fica entre os três maiores produtores de todo o globo.
IV. O sistema conhecido como plantation é típico de países subdesenvolvidos, utilizado principalmente na colonização europeia na África, América e Ásia. As características atuais compreendem o latifúndio, a monocultura, a mão de obra barata e a produção voltada, principalmente, para a exportação.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I e IV.
Apenas III e IV.
I, II e III.
Na agricultura orgânica, não se utiliza produto agroquímico, e a adubação do solo é realizada com matéria orgânica.
Certo
Errado
As atividades agrícolas e agrárias compõem um setor importante da economia que não é necessariamente absorvido pelo processo de industrialização. Há várias correntes de análise sobre o campo, no Brasil, que consideram a agricultura subordinada ao processo industrial, principalmente porque o modelo desenvolvimentista implantado no país se “expande” ao campo, e uma dessas vias de expansão foi o Estatuto da Terra de 1964, que previu a transformação das unidades agrícolas em empresas rurais.
Certo
Errado
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, sobre Geoeconômica no Brasil, identifique a afirmação correta:
A estrutura socioeconômica tradicional de base rural começa a ser modificada a partir de 1930 com a implantação da industrialização que representou um novo e dinâmico movimento na formação territorial brasileira de natureza diferenciada e capaz de promover a inexistente integração produtiva e a complementaridade inter-regional, consolidando os contornos atuais do mapa político do Brasil.
(Adma Hamam de Figueiredo, Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI, IBGE, p.11/12)
I. Com efeito, as condições criadas no âmbito do complexo exportador cafeeiro, de geração de lucros e demanda por bens de consumo, aliadas à infraestrutura instalada, viabilizaram um processo de industrialização substitutivo de importações, deslocando, geográfica e politicamente, o eixo dinâmico da economia e marcando o ingresso do País em um padrão de acumulação urbano-industrial polarizado pela capital paulista.
II. De acordo com Oliveira (1981), o desenvolvimento econômico de São Paulo começou, desde então, a definir a divisão regional do trabalho nacional em substituição ao arquipélago das economias regionais até então existentes, determinadas, sobretudo, por suas relações com o exterior.
III. Nesse contexto, no bojo da crise internacional de 1929, assumindo uma forma centralizadora e autoritária, o Estado brasileiro começa a investir na indústria de base e a operar políticas de integração de seu vasto território e, simultaneamente, de estruturação do próprio mercado nacional de alimentos, de trabalho e de matérias-primas.
IV. No final dos anos 1930 caminhava-se, desse modo, para a formulação de uma nova síntese territorial na qual ao mesmo tempo que se valorizava e se exaltava o interior e sua capacidade de preservação do caráter nacional, começava a ser reconhecido o dinamismo econômico das metrópoles litorâneas, para onde se dirigia um crescente contingente populacional.
A sequência correta é:
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
As assertivas, I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Com base no mapa com as sub-regiões do Nordeste identificadas por números, marque a alternativa correta.

A sub-região correspondente ao número 2 é o Meio-Norte, que apresenta um clima mais quente e úmido que as demais e se localiza mais próxima à Região Norte.
A sub-região de número 4 é a Zona da Mata, onde a economia se baseia na agricultura de pequenas propriedades voltada para a produção de alimentos e silvicultura.
O Sertão está indicado pelo número 2, sendo a sub-região mais dinâmica economicamente do Nordeste, onde se localiza a maioria das capitais estaduais dessa Região.
A sub-região indicada pelo número 3 é o Agreste, que consiste numa área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, sendo marcada pela presença de importantes centros regionais, como as cidades de Campina Grande e Caruaru.
A extensão do domínio terrestre de um Estado é determinada por linhas de fronteiras, limites que indicam até onde vai o território sobre o qual se exerce a sua soberania. Assinale a alternativa que se refere à região brasileira caracterizada abaixo:
Essa região define-se pelo peso das estruturas sociais herdadas do passado. Nessa região, a difusão do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa e a instalação das infraestruturas e redes informacionais realiza-se de modo descontínuo. Assim, pontos ou manchas de extrema modernização despontam em um meio geográfico no qual predominam áreas dotadas de baixa produtividade espacial.
Marque a opção CORRETA.
Nordeste.
Norte.
Centro-Oeste.
Sudeste.
Centro-Sul.
Em relação as principais características da agricultura camponesa, julgue as afirmativas abaixo.
I.Eles têm um vínculo com a terra.
II.Têm como objetivo principal a reprodução biológica e social da família e a valorização e acumulação de capital.
III.Há predomínio do trabalho familiar.
IV.Há socialização e reprodução da força de trabalho.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Apenas, III e IV.
Apenas, I, III e IV.
Apenas, II e III.
Apenas, I e II.
A Caxemira foi uma das regiões divididas durante a Partição da Índia em 1947, quando o Paquistão e a Índia conquistaram a independência do domínio britânico. Desde então, a Caxemira tem sido uma fonte constante de tensão entre os dois países. A Índia e o Paquistão travaram várias guerras ao longo dos anos, em grande parte relacionadas às disputas territoriais na região da Caxemira. O conflito mais significativo ocorreu em 1947-1948, pouco após a independência, seguido por outros conflitos em 1965 e em 1999. Nesse sentido, o conflito da Caxemira é um exemplo capaz de elucidar o conceito geográfico de:
Paisagem.
Região.
Espaço Geográfico.
Lugar.
Território.
Boas práticas implementadas são sinônimo de melhores resultados e eficiência no processo. No caso das atividades do Agronegócio, que possuem total dependência de recursos naturais, é impossível não relacionar essas práticas com questões ambientais e sociais.
Sobre boas práticas relacionadas à produção no agronegócio, assinale a alternativa incorreta.
Certificações Socioambientais.
Plantio Direto.
Manejo Integrado de Pragas.
Manejo da Paisagem/Conservação da água.
Moradias adequadas aos funcionários e suas famílias.
Sabe-se que nos EUA a agricultura é bastante modernizada, estando interligada à indústria, ao setor de serviços e ao capital financeiro, com grande parte do que é produzido sendo comercializado em bolsas de valores.
Nesse contexto, um dos modelos de produção se baseia em grandes propriedades no meio-oeste do país destinados à produção de grãos e fibras – as commodities, que são produtos primários comercializados no mercado mundial. Para otimizar os ganhos intensifica-se o uso do solo e o aprofundamento dos ganhos de escala (produção em largas quantidades).
Considerando essa descrição de produção, é CORRETO afirmar que trata-se do modelo de produção:
Californiano.
Just-in-time.
Texano.
Rotacional.