

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O processo de modernização do campo, ocorrido no Brasil na metade do século XX, produziu alguns efeitos para quem dependia da economia rural. Analise o trecho do estudo realizado por Priori et al (2012):
Assim, a modernização agrícola no Paraná alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, êxodo rural, desemprego no campo com populações migrando para cidades polos regionais, outros Estados e regiões de fronteira e até mesmo para outros países, como o Paraguai, constituindo-se nos ‘brasiguaios’ (KLAUCK, 2012). Como consequência desse processo excludente, proporcionado pela modernização agrícola no Paraná, principalmente a partir dos anos de 1970, ainda convivemos com conflitos sociais no cotidiano do campo paranaense, envolvendo atualmente boias-frias, trabalhadores sem-terra nos assentamentos em áreas rurais, principalmente em relação a reivindicações de auxílio governamental, desemprego no campo, direitos trabalhistas e disputas por terras.
(Fonte: PRIORI et al, 2013. Disponível em: priori-9788576285878-10.pdf (scielo.org).
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, de acordo com a relação entre os impactos da modernização agrícola paranaense e alguns efeitos decorrentes.
A | Expansão de latifúndios. |
B | Desemprego no campo. |
C | Necessidade de crédito rural. |
D | Expropriação de terras. |
( ) | Resultou na anexação de novas terras, transformando-as em grandes propriedades monocultoras de exportação. |
( ) | Está atrelado ao aumento da tecnificação das formas de trabalho no campo. |
( ) | Como consequência ressaltou a necessidade de luta organizado pelo movimento dos trabalhadores-sem-terra. |
( ) | A produção passa a atender critérios ditados pelo mercado externo, exigindo a adoção de pacotes agrotecnológicos de alto custo, que necessitam subsídio. |
-
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo.
C, B, A, D;
A, B, D, C;
B, A, C, D;
D, A, B, C;
A, C, D, B.
A Bacia Hidrográfica de São Miguel do Iguaçu é composta pela Bacia do:
Iguaçu.
Paraná.
Prata.
Lago.
Sobre a ocupação do território do Paraná, assinale a alternativa correta.
A exploração do ouro foi a dinâmica econômica responsável pela ocupação de toda extensão territorial que vai do litoral, passando por Curitiba e Campos Gerais, até o Centro-Sul e Sudoeste do estado.
O período conhecido como Ciclo do Mate consolidou a ocupação da região Central e do Norte pioneiro do estado, conservando a vegetação original à qual a erva-mate estava associada.
O Ciclo do Café foi responsável pelo avanço e consolidação da ocupação territorial do Norte do Paraná, sendo que o auge desse ciclo ocorreu nas décadas de 50 e 60 do século 20.
A expansão do gado foi o ciclo econômico fundamental na atração de colonos vindos, sobretudo, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, em direção ao Norte do estado.
A inexistência de florestas que permitissem atividades econômicas ligadas à indústria madeireira foi responsável pelo lento processo de interiorização do povoamento na região Norte do estado.
De acordo com Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, os povos e comunidades tradicionais são definidos como “[...] grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos por tradição”.
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/ decreto/d6040.htm. Acesso em: 05 mai. 2020.)
Sobre povos e comunidades tradicionais no Paraná, é correto afirmar:
Em função do baixo número de pessoas escravizadas e da intensa ocupação do seu território, as comunidades quilombolas do Paraná foram extintas.
O avanço da monopolização da terra para produção de monocultura voltada à exportação fez desaparecer as práticas típicas das comunidades faxinalenses, caracterizadas pelo uso comum de recursos.
A forma com que o território paranaense foi ocupado propiciou às etnias indígenas existentes no estado garantir a preservação de suas terras.
As diferentes formas de uso e posse da terra e seus recursos, entre a agricultura tradicional e aquela feita pelos povos e comunidades tradicionais, são objeto de disputa pelo território.
No Paraná, a origem europeia da população, torna inviável a definição de comunidades tradicionais usada pelo Decreto 6.040/2007.
Sobre o processo de urbanização do Paraná, é correto afirmar:
No decorrer da década de 1970, a distribuição da população sofreu uma inversão, chegando em 1980 com a maioria vivendo em cidades.
A urbanização da população foi decorrente da taxa de natalidade maior nas áreas urbanas do que nas áreas rurais.
O declínio da população rural foi ocasionado pelos grandes investimentos em estruturas urbanas, que atraíram migrantes às cidades.
A migração interna alterou profundamente a densidade demográfica do estado, sobretudo a partir dos anos 1980.
A migração fez com que a distribuição da população paranaense encontrasse equilíbrio entre a zona urbana e rural.
Sobre as características geográficas do espaço paranaense, assinale a alternativa correta.
As políticas de desconcentração econômica implementadas a partir da década de 1990 permitiram o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) bem distribuído por todo território.
A Região Metropolitana de Curitiba, com um alto índice de urbanização, concentra mais de 25% da população total do estado.
As taxas de crescimento populacional das regiões que compõem o estado evidenciam uma tendência à manutenção da percentagem relativa da participação da população regional no total do estado.
Os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) demostram que há equitatividade nos índices de desenvolvimento humano entre os seus municípios.
As características culturais da população são originárias da imigração interna, que foi responsável pela construção da diversidade regional do estado.
Assinale a alternativa que contém um município que faz divisa com Tamboara.
Maringá.
Rondon.
Floraí.
Paranaguá.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, as três cidades mais populosas do estado do paraná, de acordo com o ranking de população (IBGE – Censo 2010) do estado:
Curitiba, Londrina e Maringá.
Londrina, Curitiba, e Ponta Grossa.
Curitiba, Ponta Grossa e Londrina.
Londrina, Curitiba e Cascavel.
Curitiba, Maringá e Cascavel.
O Paraná é um estado situado no sul do Brasil e possui população de 10.444.526 pessoas, segundo o último censo, do ano de 2010. O nome de sua capital, Curitiba, é de origem indígena, "Coré-etuba", que significa "muito pinhão aqui". Acerca da localização do Paraná, quais dos estados abaixo fazem divisa com o seu território?
São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em relação à posição geográfica do Estado do Paraná, identifique a afirmação INCORRETA.
Localiza-se na Região Sul do país.
É limitado a leste pelo Oceano Pacífico.
Encontra-se abaixo da Linha do Equador.
Faz fronteira com outros países sul-americanos.
“Até 1853 éramos todos ‘curitibanos’. O nome Paraná nos foi imposto pelo Rio de Janeiro Imperial, depois da criação do Amazonas, um estado com nome de rio. Aqui fizeram a mesma coisa sem consultar a população. E o que pouca gente sabe é que o curitibano sempre esteve mais próximo da cultura espanhola e guarani, porque a base do nosso desenvolvimento foi o comércio tropeiro, além da vigência do Tratado de Tordesilhas, que dava à Espanha o domínio de metade do continente americano.”
(Crocetti, 2012. P. 50.)
Sobre a ocupação territorial do estado do Paraná NÃO é possível afirmar que:
Os primeiros núcleos estáveis de povoamento do Paraná e região onde se localizaram recebeu o nome de Guairá. A estratégia espanhola de ocupação das terras se deu pelo modelo de reduções jesuíticas.
O litoral foi ocupado por expedições vicentistas em meados do século XVI, que, num primeiro momento, faziam apenas sondagens para a Coroa Portuguesa. Com a descoberta de ouro passaram a fazer uma ocupação mais sistemática.
O ciclo do ouro no Paraná se iniciou no começo do século XVII, se concentrando ao longo dos rios Nhundiaquara e Marumbi; teve pouco impacto no povoamento, principalmente do litoral, devido ao caráter itinerante de sua produção.
Na época da chegada dos portugueses ao Brasil, o planalto curitibano era ocupado principalmente por tribos Jê e TupiGuarani. Os conquistadores buscavam ouro, prata e pedras preciosas; massacraram os indígenas que não se submeteram à escravidão.
Sobre as florestas do Paraná, é correto afirmar:
Na região Norte, o processo de ocupação planejado proporcionou a conservação das maiores áreas de florestas do estado, que atualmente são protegidas por Unidades de Conservação.
A porção regional Sul e Sudoeste do Paraná tinha como característica original a forte ocupação pela floresta com Araucária.
A homogeneidade da floresta original, na porção Sul e Norte do estado, ocorreu devido à semelhança climática regional.
Regiões como o Vale do Ribeira e o Centro-Sul paranaense, com baixa densidade demográfica e elevada percentagem de floresta original, têm sua economia baseada na exploração dessas florestas.
O Parque Nacional do Iguaçu é responsável pela proteção do ecossistema da mata de araucária associada à vegetação de campos.
Observe o mapa.

(Taioli, Fábio. Recursos energéticos. In: TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 474)
A área indicada em branco no mapa representa um importante recurso mineral explorado no Brasil nos depósitos da Bacia do Paraná. Trata-se das reservas de
gás natural.
petróleo.
carvão mineral.
urânio.
potássio.
Marcado pela sua altitude significativamente elevada frente ao restante do Brasil, o estado paranaense reflete paisagens, diversas composições naturais, bem como inspira o turismo da região. Apresenta, basicamente, superfícies planas, dispostas em grande altitude com planaltos escarpados. Ao longo da área paranaense, é possível identificar as seguintes unidades de relevo:
Planalto Litorâneo; Serra do Mar; Primeiro Planalto; Segundo Planalto; e, Terceiro Planalto.
Primeiro Planalto; Segundo Planalto; Terceiro Planalto; Planalto de Curitiba; e, Serra do Iguaçú.
Planície Litorânea; Serra do Mar; Planalto de Curitiba; Planalto de Ponta Grossa; Planalto de Guarapuava.
Serra do Mar; Planalto de Guarapuava; Planalto Paleozoico; Planalto de Ponta Grossa; e, Planície Litorânea.
A Festa do Menino Jesus no distrito de Paracatu de Baixo, em Mariana – MG, realizada no mês de outubro, sempre envolveu toda a comunidade durante todo final de semana de sua realização. A comunidade se dividia no arranjo de seus preparativos, desde a limpeza da Igreja de Santo Antônio até os últimos detalhes da banda, das danças, da alimentação. Mas, no ano de 2016, a comunidade teve dificuldades para preparar a novena cristã, devido ao rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração, que havia atingido toda a bacia do Rio Doce no ano anterior. Na cidade de Mariana, os distritos atingidos foram Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Mas a cultura não se perdeu, e os moradores se reuniram e festejaram o Menino Jesus no local da tragédia.
Internet:<issuu.com> (com adaptações).
Tendo como referência as ideias do texto anterior, assinale a opção correta.
A cultura segrega os membros de uma comunidade.
A cultura é importante em uma comunidade, para que tudo seja idêntico.
A cultura, em uma comunidade, contribui para que as pessoas aceitem a sua realidade.
A cultura reforça o sentimento de pertencimento, pois permite manter uma imagem adequada da comunidade.
A cultura é a expressão da vida em comunidade e, por meio dela, problemas, alegrias e esperanças tornam-se coletivos.
Segundo o Site da Prefeitura Municipal, qual o clima de Marechal Cândido Rondon?
Subtropical úmido mesotérmico com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.
Tropical semiárido mesotérmico com verões quentes e geadas muito frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.
Equatorial úmido mesotérmico com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, com estação seca definida.
Temperado seco mesotérmico com verões quentes e praticamente sem geadas, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.
A cidade de Guairaçá foi fundada em 11 de novembro de 1961. O seu nome faz referência ao Rio Guaíra e ao índio Guairaçá. Situada na região noroeste do Paraná, a referida cidade faz limite com os municípios de:
Amaporã, Loanda e Nova Esperança.
Nova Londrina, Paranavaí e Terra Rica.
Loanda, Terra Rica e Diamante do Norte.
Planaltina do Paraná, Paranavaí e Tamboara.
Qual é a cidade que lidera o ranking de população, de acordo com o último censo (2010) do estado do Paraná?
Curitiba.
Maringá.
Ponta grossa.
Londrina.
Campo Largo.
O clima do Paraná pode ser dividido em dois tipos climáticos principais: tropical e subtropical. Isso se dá em razão do Trópico de Capricórnio, que atravessa o estado na região norte.
Internet:<www.infoescola.com> (com adaptações).
Assinale a opção que apresenta característica determinante do clima paranaense.
atuação da massa de ar equatorial
temperaturas elevadas
temperaturas baixas em todo o ano
chuvas bem distribuídas em todo o ano
baixa umidade
Em relação à dimensão populacional de São José dos Pinhais, assinale a alternativa que indica aproximadamente o número estimado de habitantes no município.
3.2 milhões de habitantes.
640 mil habitantes.
320 mil habitantes.
64 mil habitantes.
32 mil habitantes