Questões de Concurso sobre Pernambuco - PE

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
175 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O município de Juru limita-se com as cidades de:


A

Olho d’Água; Tavares; Água Branca; Santa Terezinha no estado de Pernambuco.


B

Imaculada; Tavares; Água Branca; Solidão no estado de Pernambuco.


C

Olho d’Água; Tavares; Água Branca; Solidão no estado de Pernambuco.


D

Olho d’Água; Tavares; Água Branca; Tabira no estado de Pernambuco.


E

Teixeira; Tavares; Água Branca; São José do Egito no estado de Pernambuco.

Considere a descrição abaixo:


“Possui uma extensão de aproximadamente 850.000 km², incluindo o Estado do Ceará e partes dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. O relevo predominante em quase toda a extensão do domínio é a depressão. Apresenta vegetação baixa e adaptada à escassez de chuvas, com estruturas de armazenamento de água.”


A descrição se refere ao domínio morfoclimático conhecido como:


A

Amazônico.


B

Caatinga.


C

Mares e morros.


D

Cerrado.


E

Araucárias.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Timbaúba é um município pertencente à microrregião Mata Setentrional Pernambucana, cujo bioma predominante é a Mata Atlântica, estando inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema.

II. O município de Timbaúba encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Goiana, seus principais rios são Tiuma, Mulungu, Capibaribe e Cruangi.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Pernambuco está geograficamente inserido em uma área que apresenta localização privilegiada e contando com uma das melhores malhas viárias, ou seja, atende a maior parte do mercado nordestino de forma rápida e eficiente, alcançando em 100 km 90% do PIB da Região Nordeste.


C

Certo


E

Errado

Palmares está localizado na região geográfica intermediária de Pernambuco chamada:


A

Recife.


B

Caruaru.


C

Serra Talhada.


D

Petrolina.


E

Salgueiro.

Pernambuco é um dos 27 estados brasileiros e sua área é de pouco mais de 98.300 km². Esse estado está localizado no centro oeste da Região Nordeste e tem sua costa banhada pelo Oceano Atlântico, ao Leste. O estado faz limite com a Paraíba (Norte), com o Ceará (Norte), com Alagoas (Sul), com a Bahia (Sul) e com o Piauí (Oeste).


C

Certo


E

Errado

Fernando de Noronha está localizado no litoral de Pernambuco. Sobre este arquipélago considere:


I- É formado por vinte e uma ilhas, tendo uma principal, e maior de todas, “Fernando de Noronha”, que também é a única ilha habitada;

II- Até o início do Século XX Fernando de Noronha pertencia à França, que devolveu a propriedade ao Brasil após a Segunda Guerra mundial;

III- O Parque Nacional Marinho localizado nas ilhas só pode ser visitado com licença oficial do IBAMA;

IV- No ano de 2001, a UNESCO declarou Fernando de Noronha Patrimônio Natural da Humanidade.


Dos itens acima:


A

Todos os itens estão corretos.


B

Apenas os itens I, III e IV estão corretos.


C

Apenas os itens II, III e IV estão corretos.


D

Apenas os itens I, II e III estão corretos.


E

Apenas os itens I e IV estão corretos.

Segundo dados estatísticos do IBGE, Lagoa do Carro/PE, geograficamente, tem uma área abrangente de:


A

49,780 km².


B

54,089 km².


C

69,870 km².


D

82,665 km².


E

112,033 km².

Sobre os problemas sociais e econômicos do Nordeste, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O processo de uso e ocupação do espaço nordestino ajuda a compreender as desigualdades sociais e a ocorrência de latifúndios na região.


B

O déficit hídrico é um fator ambiental que reflete nas condições sociais de parte da população sertaneja.


C

O fenômeno natural das secas constantes obrigou a migração de população sertaneja em níveis crescentes até a presente data.


D

A concentração de renda ainda é alvo de pesquisas econômicas e compromete a redução das desigualdades no Nordeste.


E

Taxas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e demais indicadores socioeconômicos figuram exemplos da miséria em municípios do Nordeste.

Em relação à infraestrutura de energia, podemos afirmar que o estado de Pernambuco:


A

Tem incentivado o desenvolvimento de postos de energia eólica e solar.


B

Tem apostado nas hidrelétricas ao longo do Rio São Francisco, já com 5 postos instalados até 2023.


C

Tem promovido pesquisas e visa implementar uma usina nuclear no estado até 2025.


D

Tem dependido da energia distribuída pelo estado de Alagoas, pagando altos tributos pela prestação de serviços.


E

Tem utilizado carvão mineral como principal fonte de energia elétrica, fazendo do estado um dos maiores poluentes do Brasil.

Lagoa do Carro está localizada entre os rios Tracunhaém e:


A

Capibaribe.


B

Poço da roça.


C

São Francisco.


D

Dourado.


E

Ribeira do Capiá.

Sobre o espaço geográfico e sua dinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Compreendido também como espaço de subjetividades, o espaço geográfico é produto das relações humanas.


B

As cidades se caracterizam como exemplos de espaços geográficos com ausência de alterações ao longo do tempo histórico.


C

A construção de pontes, barragens e prédios são exemplos das atividades humanas atuando na configuração dos espaços geográficos.


D

As interações entre as sociedades humanas e o meio natural contribuem para a contextura abstrata e concreta dos espaços geográficos.


E

As relações humanas influenciam significativamente a dinâmica dos espaços geográficos.

Pernambuco é dividido em Regiões de Desenvolvimento (RDs). A região do São Francisco, que compreende alguns municípios como exemplo de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, possui uma condição ideal ao cultivo de culturas permanentes adaptadas à região como manga, coco, goiaba e banana. A região irrigada é um dos principais polos de cultivo de frutas do Brasil, sendo líder na produção de manga e uva de mesa. No quesito exportação, Holanda, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido são alguns dos maiores consumidores.


C

Certo


E

Errado

Analise as informações a seguir:


I. A influência indígena na construção do Ipojuca é perceptível no início da habitação - dado que seus primeiros habitantes eram indígenas, até os dias atuais, inclusive quando observamos a presença de palavras de origem tupi na constituição de diversos nomes de lugares no município. O nome Ipojuca, por exemplo, deriva do Tupi-guarani para’nã e pu’ka, significando, então, "onde o mar se arrebenta".

II. Porto de Galinhas era um importante porto comercial no período colonial brasileiro por onde passaram diversas mercadorias que abasteciam os engenhos locais e também foram carregados vários navios, principalmente, com o açúcar produzido nos engenhos da região. Era chamada, segundo a tradição popular, de Porto da Madeira, devido à extração de Pau-Brasil. Passou a ser chamada de Porto de Galinhas devido a uma população específica de pessoas escravizadas oriundas de uma cidade da África chamada de Cidade das Galinhas.

III. Maracaípe, no período colonial, serviu de porto comercial, sendo um relevante fornecedor de pescados para vários engenhos do município. Em Maracaípe, os portugueses colonizadores construíram um cemitério, que está desativado há décadas, e uma capela, destruída ainda no século XIX durante a Revolta Praieira.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Todas as afirmativas estão corretas.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Os climas da área do Arranjo Produtivo Local (APL) de Laticínios, em Pernambuco, podem ser classificados – de acordo com o índice de aridez – em semiáridos e áridos.


C

Certo


E

Errado

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Município de Timbaúba está localizado na mesorregião Mata Pernambucana e na microrregião Mata Setentrional Pernambucana.

II. Os biomas que compõem a vegetação de Timbaúba são Caatinga e Mata Atlântica.

III. Timbaúba se limita a norte com Estado da Paraíba, a sul com Itambé, a leste com Ferreiros, Aliança e Camutanga, e a oeste com Macaparana.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

A forma de relevo predominante no estado de Pernambuco é:


A

Depressões.


B

Chapadas.


C

Cuestas.


D

Planícies.


E

Atol.

Os principais cursos d’água no município de Pombos (PE) têm regime de escoamento permanente e o padrão de drenagem é o anular.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado