

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O embasamento cristalino, composto por rochas magmáticas e metamórficas de grande antiguidade, é responsável por formar as principais cadeias montanhosas do Brasil, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.
Certo
Errado
A escarpa da Serra do Mar que margeia o litoral do sudeste brasileiro apresenta altitudes médias de 800 m e alguns pontos superam os 2 000 m. Essa elevação e a proximidade com o oceano, aliados aos ventos de quadrante sudeste na latitude do trópico, resultam em um importante processo para essa região.
(COUTINHO, Leopoldo Magno. Biomas Brasileiros, 2016, pg. 50-51. Adaptado)
Esse processo ocorre, marcadamente, em toda a mata Atlântica da costa leste brasileira e é definido como:
efeito Foehn.
aquecimento adiabático.
efeito de Coriolis.
efeito orográfico.
inversão térmica.
Considerando que as técnicas de bioengenharia de solos podem ser divididas em dois grupos (revestimento e estabilização), relacione as técnicas de acordo com cada grupo e assinale a alternativa correta.
1. Revestimento.
2. Estabilização.
( ) Hidrossemeadura.
( ) Biomantas.
( ) Paliçada viva.
( ) Geotêxteis.
( ) Entrançado vivo.
1 – 1 – 2 – 1 – 2.
1 – 2 – 1 – 2 – 1.
1 – 2 – 2 – 1 – 1.
2 – 2 – 1 – 2 – 1.
2 – 1 – 2 – 1 – 1.
Acerca do Bioma predominante na região do Município de Ibirataia, leia o trecho abaixo:
É composto por formações florestais nativas e ecossistemas associados. Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta cerca de 29% de sua cobertura original. Também registra uma grande diversidade de espécies vegetais, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Fonte: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o bioma descrito:
Mata Atlântica.
Pampa.
Amazônia.
Pantanal.
Os Argissolos ocupam a segunda maior extensão de área no Brasil e caracterizam-se pela presença de um horizonte subsuperficial de acúmulo de argila, classificado como B textural. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Em sua grande maioria os argissolos possuem alta capacidade de troca catiônica.
Em sua grande maioria os argissolos possuem alta fertilidade natural.
Argissolos apresentam como principal limitante a sua utilização a susceptibilidade à erosão, devido ao acúmulo de argila em subsuperfície, que altera a permeabilidade e favorece o início do escoamento lateral, principalmente em áreas de maior declividade.
Argissolos ocorrem predominantemente no terço inferior da paisagem, normalmente em relevo forte ondulado.
“______ são áreas normalmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos vindos de áreas mais elevadas. São pouco acidentadas e de baixa altitude. Estão geralmente próximas ao nível do mar."
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Os planaltos basálticos
As depressões
As montanhas
As planícies
Os ecossistemas lóticos são ambientes de água corrente, que possuem alta oxigenação e abrigam organismos adaptados à correnteza.
Certo
Errado
Responsável pela quebra e pela transformação das rochas, formando o solo:
Magma.
Evapotranspiração.
Intemperismo.
Lixiviação.
As imagens de satélites:
1. São obtidas por meio de sensores artificiais e posteriormente trabalhadas em computador.
2. Atualmente existem centenas de satélites em operação no mundo com as mais variadas finalidades, desde o monitoramento de queimadas, plantações, planejamento urbano e até a espionagem militar.
3. As imagens de satélite são um importante instrumento de observação de paisagens, sobretudo quando comparamos imagens de épocas diferentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Sobre as características do relevo piauiense, assinale a alternativa correta.
Apresenta uma extensa planície aluvial, caracterizada por sua topografia vulcânica e baixa altitude.
Caracterizado por uma vasta região de dunas, que se estende por grande parte do interior do estado, oferecendo um cenário deslumbrante para atividades de turismo de aventura, como o sandboard.
Formado por planícies e chapadas, com algumas áreas relativamente planas intercaladas por morros e elevações suaves, sendo propício para a agricultura diversificada e o cultivo de culturas de sequeiro.
Possui uma meseta, com terras planas e elevadas, cortadas por vales profundos, formando uma paisagem de cânions espetaculares e cachoeiras impressionantes.
espetaculares e cachoeiras impressionantes uma meseta, com terras planas e elevadas.
Os processos que modelam a geodiversidade são influenciados exclusivamente por fatores climáticos, negligenciando a ação de outros elementos, como a tectônica de placas e a atividade biológica.
Certo
Errado
A formação de solos argilosos em áreas de relevo montanhoso está diretamente relacionada à baixa permeabilidade e à maior retenção de água, o que torna essas áreas suscetíveis a processos erosivos mais intensos.
Certo
Errado
Observe a imagem para responder à questão.

"Forma costeira abrupta esculpida por processos erosivos marinhos de alta energia. Ocorre no limite entre as formas continentais e a praia atual, em trechos de costas altas."
Banco de Dados e Informações Ambientais. Disponível em: https://bdiaweb.ibge.gov.br/
A descrição mencionada acima corresponde a uma:
Ressurgência
Uvala
Crista Assimétrica
Falésia
Dolina
No estudo dos processos de formação dos solos, um dos fenômenos mais importantes é aquele em que há a remoção de minerais e nutrientes do horizonte superior do solo devido à infiltração de água. Esse processo é comum em regiões de alta pluviosidade e pode levar à perda de nutrientes essenciais, afetando a fertilidade do solo. Logo, o processo pedogenético que resulta na migração descendente de minerais e matéria orgânica para camadas mais profundas do solo, é chamado de:
Laterização.
Lixiviação.
Podzolização.
Humificação.
As rochas que podem originar os solos, de acordo com a sua formação, são classificadas em:
ígneas, sedimentares e metamórficas
primárias, secundárias e terciárias
orgânicas, inorgânicas e mistas
ácidas, básicas e neutras
Leia o texto a seguir.
O professor Atilio Avancini, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, traz um foco inusitado do trabalho de Aziz Ab’Saber: a sua fotografia, que une o olhar de cientista e a arte de documentar o cotidiano do homem e da natureza. “Nas fotos do mestre Aziz Ab’Saber vemos testemunhos da Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, além do Cairo, no Egito, e Alepo, na Síria. Ele reorganiza conhecimentos a partir da visualidade. Isto é, a expansão da reconstrução da realidade alinhada à importância do sentido da forma plástica”.
AB'SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
O geógrafo Aziz Ab’Saber (2003) em sua obra “Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas” afirma que
a composição florística da área nuclear dos cerrados é igual à das savanas africanas.
as formas de terrenos do Cerrado são, em sua maioria, similares tanto nas áreas de solos cristalinos aplainados, como nas áreas sedimentares mais elevadas.
em cerrados que envolvem Caatinga a área de manguezais forma um corredor que estimula a biodiversidade na região.
o Cerrado apresenta vegetação xeromórfica devido à existência de duas estações definidas, uma seca e outra chuvosa.
no universo geoecológico do Brasil, o Cerrado é marcado por sua falta de poder de sobrevivência em solos pobres.
A gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal). As competências dos órgãos para a gestão do sistema vão desde a coordenação e o acompanhamento do sistema até a sua implementação propriamente dita. Com relação à gestão do SNUC, o órgão central na gestão é representado pelo
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, que tem a finalidade de acompanhar a implementação do SNUC.
Ministério do Meio Ambiente, que tem a finalidade de coordenar o SNUC.
Conselho Nacional do Meio Ambiente, que tem a função de executar a implantação do SNUC.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que tem a função de acompanhar a implementação do SNUC.
Relacione os três biomas brasileiros relacionados a seguir, com algumas de suas características
1. Cerrado
2. Manguezal
3. Pantanal
( ) área alagadiça, correspondente a uma região de planície aluvionar
( ) vegetação litorânea que ocorre em áreas de água salobra e com presença de pneumatóforos
( ) área composta por árvores tortuosas, de pequeno e médio porte e cascas espessas
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
1 – 3 – 2.
2 – 1 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 1 – 2.
3 – 2 – 1.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio:
É necessário abandonar a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da “Terra e o Homem”, com informações sobrepostas do relevo, clima, população e agricultura, por exemplo. Por outro lado, é preciso superar um modelo doutrinário de “denúncia”, na perspectiva de uma sociedade pronta, em que todos os problemas já estivessem resolvidos.
(MEC, 2024.)
O PCN afirma, ainda, que o ensino médio deve “orientar a formação de um cidadão para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. Com base nisso e nos três princípios filosóficos da concepção curricular – princípios estéticos, políticos e éticos –, a geografia contribui para a formação, proporcionando ao aluno, EXCETO:
Reconhecer as contradições e os conflitos econômicos, sociais e culturais, o que permite comparar e avaliar qualidade de vida, hábitos, formas de utilização e/ou exploração de recursos e pessoas, em busca do respeito às diferenças e de uma organização social mais equânime.
Orientar o seu olhar para os fenômenos ligados ao espaço, reconhecendo-os não apenas a partir da dicotomia sociedade- -natureza, mas tomando-os como produto das relações que orientam seu cotidiano, definem seu “locus espacial” e o interligam a outros conjuntos espaciais.
Tornar-se sujeito do processo ensino-aprendizagem para se descobrir convivendo em escala local, regional, nacional e global. A autonomia que a identidade do cidadão confere é necessária para expressar sua responsabilidade com o seu “lugar- -mundo”, através de sua identidade territorial.
Entender a Terra enquanto espaço absoluto, cartesiano, ou seja, “uma coisa em si mesma, independente, constituindo um receptáculo que contém coisas”. É necessário propor uma visão apoiada na descrição da “Terra e o Homem”, com informações do relevo, clima, população e agricultura, por exemplo.
Leia o texto a seguir:
“Os manguezais são formados por uma série de fisionomias vegetais resistentes ao fluxo das máres- e, portanto, ao sal -, desde árvores e outras espécies arbustivas, passando por bancos de lama e de sal, salinas e pântanos salinos. Entre essas fisionomias estão os apicuns, também chamados de "slagados". Cientificamente são definidos como um ecótono, uma zona de transição, de solo geralmente arenoso, sem cobertura vegetal ou abrigando uma vegetação herbácea.” ( acessado em setembro de 2024: https://antigo.mma.gov.br/o-que-erss/item/395manguezais.html#:~:text=Manguezal%20%C 3%A9%20uma%20zona%20%C3%BAmida,a%20terra%20 e%20o%20mar.)
É correto afirmar que o Manguezal é considerado um:
Bioma
Lago
Domínio Morfoclimático
Solo
Ecossistema