Imagem de fundo

Nas atuais condições de globalização, a metáfora proposta...

Nas atuais condições de globalização, a metáfora proposta por Pascal parece ter ganho realidade: o universo visto como uma esfera infinita, cujo centro está em toda parte.


Na verdade, a globalização faz também redescobrir a corporeidade. O mundo da fluidez, a vertigem da velocidade, a frequência dos deslocamentos e a banalidade do movimento e das alusões a lugares e a coisas distantes, revelam, por contraste, no ser humano, o corpo como uma certeza materialmente sensível, diante de um universo difícil de apreender.


SANTOS, M. A Natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.


A partir do entendimento do fragmento e da compreensão do conceito de lugar, deve-se considerar que


A

o lugar é o intermédio entre o indivíduo e o mundo, uma vez que o mundo, para o indivíduo, é estranho e abstrato, e somente no lugar ele ganha contornos reais, pois é nele que o homem constrói um quadro de uma referência pragmática com mundo.


B

o lugar é o subespaço de interação do homem com o meio geográfico e nele o indivíduo constrói referências de localização, de relações sociais e de afetividade, que só se dão no âmbito local, estritamente em função de forças globais.


C

o lugar pode ser entendido como o espaço cotidiano compartilhado entre as mais diversas pessoas, firmas e instituições, sendo cooperação e conflito a base da vida em comum que nele se dá, num quadro em que as questões coletivas se sobrepõem às individuais.


D

o lugar é constituído a partir de uma própria racionalidade fundada em fatores locais, endógenos e orgânicos, mas cuja existência funcional é dependente de fatores externos, pois cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global.


E

o lugar se funda na escala do cotidiano, e seus parâmetros são a copresença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização, obedecendo a normas globais a partir de vetores técnicos, informacionais, econômicos, sociais, políticos e culturais.