Imagem de fundo

Brasil entra na corrida por terras raras, o ouro do século...

Brasil entra na corrida por terras raras, o ouro do século 21

Reservas nacionais atraem investimentos externos em busca de minerais estratégicos para smartphones e carros elétricos.

Se você ainda não sabe o que são terras raras, prepare-se, porque nos próximos anos esse conjunto de 17 minerais fará cada vez mais parte da sua vida. Elementos de nomes estranhos como disprósio, lantânio e promécio tornaram-se essenciais para a indústria de alta tecnologia. Eles são responsáveis pela finura dos tablets, fazem o seu celular vibrar e acendem as futuristas lâmpadas de LED. Por trás de tanta modernidade, a briga pela supremacia na exploração das terras raras deu início a um intrincado jogo de interesses econômicos, diplomáticos e industriais, tendo a China, maior produtora mundial, como fiel da balança.

Mas o Brasil, depois de um século, pode estar de volta ao jogo. No ano passado, o serviço geológico do governo dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) apontou o País como a nova fronteira global de minerais raros. Segundo a agência americana, o potencial nacional chega a 52 milhões de toneladas em reservas. [...].

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=84231. Acesso em: 07/03/2013.


A existência de recursos naturais tão importantes no território brasileiro refere-se a aspectos pré-existentes no espaço nacional. O aspecto natural que explica a presença de terras raras no Brasil está associado:


A

à estrutura geológica do Brasil, marcada por várias rochas ricas em diferentes minerais.


B

à localização geográfica em uma zona intertropical, proporcionando o domino de climas úmidos.


C

à diversidade de biomas, que possibilita a deposição de materia organica no horizonte O do solo.


D

ao posicionamento intra-placa do país, o que leva a uma estabilidade tectônica e a formação de minerais.