Desde a década de 1950, a região Sudeste mantém-se como a mais populosa do Brasil, concentrando mais de 40% da população brasileira. Observe no gráfico o comportamento da distribuição da população em uma outra região brasileira.
Concentração percentual da população na região X em relação ao Brasil
(http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=5&uf=00)
A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira permitem afirmar que a região representada é o
Nordeste, que deixou de ser a região mais populosa quando foram implantadas políticas de planejamento familiar e controle de natalidade.
Centro-Oeste, que apresentou forte migração da população depois que a pecuária, que predominava na região, foi substituída pela agricultura mecanizada.
Sul, que teve redução do seu total demográfico durante a segunda metade do século XX, período em que a população reduziu a taxa de natalidade.
Nordeste, que diminuiu sua participação no conjunto demográfico brasileiro devido à saída de migrantes em direção às outras regiões durante várias décadas.
Sul, que teve redução do contingente populacional devido às ondas migratórias em direção à Amazônia, sobretudo para o Acre e o Amapá.