Imagem de fundo

Todo conceito tem uma história, elementos e metamorfoses...

Todo conceito tem uma história, elementos e metamorfoses, interações entre seus componentes e outros conceitos, tem um caráter processual e relacional num único movimento do pensamento. Assim, as mudanças significam, ao mesmo tempo, continuidades, dês-continuidades (descontinuidade-continuidade-descontinuidade). (SAQUET, M. A. (org). Leituras do conceito de território e de processos espaciais (pp.33-46), São Paulo: Expressão Popular, 2007).


Com base em seus conhecimentos sobre a construção do conceito de território na Geografia, é INCORRETO afirmar que:


A

O conceito de território tem raízes nas obras Antropogeografia (1882) e Geografia Política (1897) do geógrafo alemão Friederich Ratzel.


B

Sob a influência do Determinismo Geográfico defendido por Ratzel (espaço vital) que justificava a anexação de novos territórios pela Alemanha, o conceito de território remete a uma concepção de poder unidimensional, ou seja, o Estado seria o único detentor do poder.


C

A partir de 1970, novos debates em torno do conceito de território emergiram na Geografia, no qual, Claude Raffestin foi um dos geógrafos que procurou fazer uma discussão teórica-metodológica do conceito de território e buscou a compreensão da dimensão geopolítica do espaço.


D

Para o geógrafo Paul Clavall o conceito de território é desconecto da questão de identidade, pois, o tempo, o espaço, a cultura e os sistemas de crença apesar de desenvolver um sentimento indenitário, não possui uma base espacial.