Imagem de fundo

As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35%...

As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?


A

A maioria dos recifes é composta por corais e outros organismos menos conhecidos, como as algas, nos mares quentes atuais.


B

O mineral dolomita se forma como precipitado primário a partir da água do mar comum e poucos organismos secretam conchas desse mineral.


C

O processo diagenético da formação da dolomita, ocorre abaixo da profundidade de compensação do carbonato.


D

Os processos inorgânicos são os responsáveis pela formação dos estromatólitos recentes.


E

As rochas carbonáticas são abundantes nas regiões temperadas por causa da grande quantidade de cálcio e carbonato presentes nos organismos planctônicos.