Imagem de fundo

As rochas sedimentares resultam da desintegração e...

As rochas sedimentares resultam da desintegração e decomposição de rochas preexistentes, graças à ação de intemperismo, sendo condições necessárias para a sua formação, a pré-existência de rochas, a presença de agentes móveis ou imóveis que desagreguem ou desintegrem aquelas rochas, a presença de agente transportador dos sedimentos, a deposição deste material em uma bacia de acumulação continental ou marinha, a consolidação desses sedimentos, e a transformação do sedimento em rochas definitivas.

Sobre os processos formadores de uma rocha sedimentar, é correto afirmar:


A

A diagênese é o fenômeno que compreende a formação de novos minerais in situ.


B

A autigênese é o fenômeno que compreende as modificações sofridas pelos sedimentos até a formação da rocha definitiva.


C

A compactação é a cristalização de material carreado pela água que percola pelos vazios do sedimento (espaço de vazios deixados pelas partículas sólidas), preenchendo-os e dando coesão ao material.


D

A diagênese é o fenômeno que compreende as modificações sofridas pelos sedimentos até a formação da rocha definitiva.


E

A cimentação é a compressão dos sedimentos devido ao peso daqueles sobrepostos, havendo gradual diminuição da porosidade (redução de vazios).