Segundo Hilário Franco Jr. (FRANCO Jr., Hilário. A Idade Média – o nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986), se conversássemos com um homem medieval e utilizássemos a expressão “Idade Média”, ele não teria a menor ideia do que estaríamos falando. O conceito de “Idade Média” foi cunhado muito depois do período a que se refere. Segundo o autor mencionado, o conceito de “Idade Média” e o tipo de carga semântica com que foi cunhado teria ocorrido da seguinte maneira:
Foi criado por Diderot e Condorcet durante o período iluminista e expressava a concepção de que a humanidade, durante a Idade Média, estava apenas no meio do caminho de sua evolução em direção ao progresso da ciência.
Foi elaborado e difundido durante a Idade Moderna pelos defensores da Reforma Protestante, e signifi cava aquele período da história da humanidade em que os homens tinham uma mediação entre eles e Deus, que era feita pelo clero católico.
O conceito de Idade Média foi desenvolvido pela historiografi a positivista e signifi cava a etapa intermediária entre o período em que a hegemonia cultural é exercida pela Ciência e o período da Antiguidade, no qual predomina uma visão religiosa da realidade.
O conceito de Idade Média foi criado pelos historiadores marxistas e signifi ca o período em que o Feudalismo, sistema em que a mediação entre os homens é feita pela Igreja Católica, predominava no Ocidente.