Segundo o historiador Marc Ferro “Hoje, mais do que nunca, a história é uma disputa. Certamente, controlar o passado sempre ajudou a dominar o presente; em nossos dias, contudo, essa disputa assumiu uma considerável amplitude”. A partir da análise da afirmação acima é CORRETO concluir:
O conhecimento histórico tem sido utilizado, ao longo do tempo, como um instrumento de dominação, sendo, muitas vezes, usado hábil e inescrupulosamente com fins políticos de dominação e alienação dos indivíduos.
A História representa uma área de conhecimento de fundamental importância para que os indivíduos compreendam o presente a partir do conhecimento do passado, sendo por isso prioridade fundamental dos governos.
O passado é uma distorção da realidade objetiva que leva os homens a negligenciar sua ação no presente em função de uma postura saudosista frente à supostas instituições edificantes preservadas e restauradas.
A contemporaneidade é marcada por uma posição mais objetiva e científica diante dos acontecimentos históricos, impedindo que o passado seja um mecanismo justificador das ações políticas realizadas no presente.