Imagem de fundo

Uma das questões centrais para o fortalecimento das...

Uma das questões centrais para o fortalecimento das relações econômicas entre os países latino-americanos, está relacionado à criação de uma instituição que foi um dos principais centros de pesquisa em economia de todo o mundo, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Em relação à CEPAL, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:


A

A CEPAL, nos anos 1950, teve como uma de suas principais bandeiras o liberalismo econômico da Escola de Chicago, simbolizado pelo seu principal divulgador o economista brasileiro Celso Furtado.


B

A CEPAL teve nos anos 1970 uma de suas principais bandeiras: a teoria da dependência relativa, formulada pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho), em parceria com Fernando Henrique Cardoso e José Guilherme Merquior.


C

A CEPAL foi uma das instituições que formulou e escreveu uma das principais obras de economia do século XX: O Caminho da Servidão, do intelectual Cepalino Celso Furtado.


D

A CEPAL foi uma das principais instituições de pesquisa antropológica, sendo a responsável principal pela formulação das teses de Democracia Racial, que teve no Brasil, como seu principal divulgador, o sociólogo Oliveira Viana.


E

A CEPAL teve como um de seus principais líderes e intelectuais destacados o economista argentino Raul Prebisch.