

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto.
As pessoas que no Brasil querem viver, tanto que se fazem moradores da terra, por pobres que sejão, se cada hum alcançar dous pares ou meia duzia de escravos (que pode hum por outro custar pouco mais ou menos até dez cruzados) logo tem remedio pera sua sustentação; porque huns lhe pescão e cação, outros lhe fazem mantimentos e fazenda e assi pouco a pouco enriquecem os homens e vivem honradamente na terra com mais descanço que neste Reino, porque os mesmos escravos indios da terra buscam de comer pera si e pera os senhores, e desta maneira não fazem os homens despeza com seus escravos em mantimentos nem com suas pessôas.
Transcrição literal de: GÂNDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil; História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980. http://www.bibvirt.futuro.usp.br.
Assinale a alternativa correta, na visão do autor do texto.
Os colonos que vinham para o Brasil não podiam sobreviver na nova terra se não tivessem pelo menos 12 escravos.
A sobrevivência e o enriquecimento dos colonos que vinham para o Brasil dependiam da mão de obra escrava.
A escravidão, embora comum no Brasil, era considerada imoral pelos colonos e atentava contra os valores da cristandade.
Os escravos indígenas eram de mais valia que os africanos, pois produziam não só o seu sustento, como o dos seus senhores.
A escravidão não produzia riqueza aos moradores do Brasil.