Imagem de fundo

A partir de finais da década de 20 de Quinhentos, d. João...

A partir de finais da década de 20 de Quinhentos, d. João III (1521-1557) decidiu iniciar a colonização do Brasil, tendo adotado, ao longo do período compreendido entre 1530 e 1548, três modelos diferentes para garantir o sucesso da empresa, pretendendo responder à tenaz resistência oposta por vários grupos tribais ameríndios à fixação de portugueses no seu território e às alterações verificadas nas vertentes geopolítica e econômica mundiais.


(Jorge Couto, A gênese do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota, A experiência brasileira. Formação: histórias)


De acordo com Jorge Couto, em relação ao terceiro dos modelos adotados pela coroa portuguesa, está correto afirmar que


A

foram retomadas todas as capitanias donatárias e o Conselho Ultramarino passou a indicar a figura de um vice-rei, que governava a partir de Salvador.


B

foi instalada uma nova ordem político-administrativa, sob o comando dos juízes da Câmara Municipal da capital Salvador, os chamados homens bons.


C

foi constituída por um sistema misto, que articulava um forte empenhamento militar, econômico e judicial da coroa com a manutenção das capitanias donatárias.


D

foi estabelecido um conselho administrativo, que contava com a participação dos capitães donatários e com representantes da burguesia mercantil portuguesa.


E

foi colocado em prática um formato administrativo tradicional da península Ibérica, no qual o comando da colônia estava nas mãos das capitanias reais.