

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
E se houve um momento, nos anos de ouro posteriores a 1945, que correspondeu ao levante mundial simultâneo com que os revolucionários sonhavam após 1917, foi, sem dúvida, 1968, quando os estudantes se rebelaram desde os EUA e o México, no Ocidente, até a Polônia, Tchecoslováquia e Iugoslávia, socialistas, em grande parte estimulados pela extraordinária irrupção de maio de 1968 em Paris, epicentro de um levante estudantil continental. Estava longe de ser a revolução, embora fosse consideravelmente mais que o “psicodrama” ou “teatro de rua” descartado por observadores velhos e não simpatizantes como Raymond Aron.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. Texto adaptado)
Para Hobsbawm, 1968 não foi revolução porque
o radicalismo das centrais sindicais francesas assustava as lideranças estudantis, que optaram por não estabelecer alianças táticas com os trabalhadores.
os estudantes, por mais numerosos e mobilizáveis que fossem, não podiam fazê-la sozinhos, ainda que tivessem provocado ondas grevistas na França e na Itália.
a radicalidade dos estudantes era superficial, o que afastou a possibilidade de outros grupos franceses fazerem alianças com esses estudantes.
a proposta das entidades estudantis era de apenas modernizar o sistema de acesso aos cursos universitários e as metodologias de ensino.
as forças políticas progressistas mais organizadas na França entendiam que o projeto dos estudantes era ingênuo e reformista.