A globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 é que a globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira. A maior influência da globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
(Disponível em: https://jus.com.br/artigos/29417/perspectivas-dobrasil-no-mundo-globalizado. Acesso em: dezembro de 2023.)
Em relação ao neoliberalismo e sua inserção no cenário brasileiro, é correto afirmar que:
Contextualizado pioneiramente no governo Sarney, e de uma já forte massificação e propaganda dessa doutrina, o neoliberalismo foi alardeado nos meios de comunicação de massa.
O Brasil foi um dos últimos países da América Latina a implementar um projeto neoliberal, muito pela dificuldade de soldar os distintos interesses das diversas frações do capital.
O projeto neoliberal brasileiro veio pronto, num projeto engendrado e financiado – como não poderia deixar de ser – pelo imperialismo inglês, remanescente de outros tempos de nossa história.
O processo de implantação da economia neoliberal e a sua política, no Brasil, de uma forma diferenciada das demais nações americanas, teve como importantes aliados a classe trabalhadora, grande beneficiária dessa doutrina.