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A construção da rodovia Transamazônica foi motivada

A construção da rodovia Transamazônica foi motivada

A

pela meta do governo militar de construir a maior rodovia do país, somando-se a outras obras “faraônicas” desse periodo como a Hidrelétrica de Itaipu e a Usina de Volta Redonda, simbolos do chamado “milagre brasileiro”.

B

pelo propósito de se ter no país uma estrada que ligasse a costa atlântica ao Pacífico, objetivo que não se concretizou pois os govemos do Peru e do Equador não quiseram participar dessa obra alegando que, além de custosa, ela implicava em desmatamento e invasão de territórios indigenas,

C

pela necessidade de se ampliar a integração nacional e a comunicação da região Norte com os estados do Nordeste, no sentido leste-neste, meta que se realizou muito precariamente, quando de sua inauguração em 1972, considerando os inumeros trechos intransitáveis e inacabados.

D

por interesses econômicos voltados à exportação do látex, visto que o acesso aos portos, por seus produtores, sempre foi uma dificuldade para o desenvolvimento dessa exploração e o meio terrestre se mostrava como o mais adequado naquela região de grandes rios intransponiveis.

E

pelo plano SALTE, implementado pelo general Eurico Gaspar Dutra, que visava, com a Transamazônica, promover e incentivar a ocupação da região norte, considerada muito despovoada e suscetível a invasões estrangeiras ou à instalação de movimentos de guerrilha rural.