As bonecas Ritxoko são figuras de cerâmica confeccionadas por mulheres indígenas da etnia Karajá, do estado do Tocantins. Feitas a partir da mistura de argila e água, as peças representam tanto a forma humana e seus ciclos de vida quanto elementos da fauna e do sobrenatural. A pigmentação vermelha é extraída do urucum, enquanto a preta é retirada de uma árvore chamada ixarurina. As bonecas são usadas como instrumentos de socialização das crianças que se veem nesses objetos e aprendem a ser Karajá, recebendo ensinamentos e aprendendo as técnicas e saberes associados à sua confecção e usos. A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno.
Adaptado de https://www.gov.br/funai
Com base no trecho, é correto afirmar que as bonecas Ritxoko são um patrimônio
da humanidade, uma vez que constituem bens culturais e naturais significativos para todas as culturas, sendo contempladas como referência estética para todos os povos.
histórico nacional, pois exemplificam a riqueza dos modos de fazer e das formas de expressão que envolvem a tradição dos Karajás no Brasil.
cultural brasileiro, uma vez que são consideradas representações culturais com significados sociais e identitários profundos.
imaterial mundial, já que sua feitura envolve processos abstratos criativos de elaboração e variação de formas e grafismos.
material tocantinense, por expressar a arte, a memória e a identidade das comunidades indígenas da Ilha do Bananal, no Tocantins.