A renovação imperial carolíngia foi um momento importante na história europeia, particularmente marcado pelo reinado de Carlos Magno, que tentou restaurar e renovar o império romano no Ocidente. Acerca dos fatores que moldaram a ascensão e queda desse império, assinale a alternativa CORRETA.
A relação entre o Império Carolíngio e Bizância estava fortificada, o que permitiu a Carlos Magno ser coroado imperador em 800 sem contestação bizantina.
A ascensão de Carlos Magno foi facilitada pela sua relação estreita com a Igreja Católica.
A estratégia de transferência de terras e privilégios políticos aos vassalos aumentou gradualmente a autoridade e os recursos do imperador.
A organização administrativa do Império Carolíngio mostrou-se altamente centralizada durante todo o seu período de ascensão e queda, sendo cada condado dirigido por um conde nomeado pelo imperador, que era fortemente dependente do império.
O Tratado de Verdun em 843, que dividiu o Império Carolíngio em três partes entre os netos de Carlos Magno, representou uma divisão amigável e harmoniosa, levando à ascensão de sistemas políticos descentralizados, como o feudalismo.