Imagem de fundo

Todo o processo de instalação da República no Brasil, bem como sua fundamentação e cons...

Todo o processo de instalação da República no Brasil, bem como sua fundamentação e consolidação se mostraram instáveis a ponto de colocarmos a integridade do país e das instituições republicanas em risco. Muitos interesses e orientações políticas estiveram presentes neste cenário. Oligarquias, grupos decadentes, forças internacionais, conjunturas de mercado, a primeira grande guerra e a grande depressão foram os amalgamas desta construção.


(Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art10-rev3.pdf. Acesso em: maio de 2024.)


Logo nos primórdios da instalação da República no Brasil, os partidários da República liberal apressaram-se em garantir a convocação de uma Assembleia Constituinte, temerosos do prolongamento de uma semiditadura sob o comando pessoal de Deodoro da Fonseca. A promulgação da Constituição de 1891, a primeira da República e a segunda do Brasil:

A

Apesar de todo caldeirão ideológico que reinava nessa época, garantiu a tão sonhada democracia, com a participação de todos.

B

Inspirada na Constituição dos EUA, consagrou, assim, a República Federativa, um caminho para uma certa autonomia dos estados.

C

Mesmo com a manutenção de Deodoro da Fonseca como chefe de governo, limitou ao extremo seus poderes estabelecendo o estado de sítio.

D

Apesar de se distanciar da situação do império onde havia o poder moderador que controlava as ações do imperador, evitava os ditames de uma tirania.