Assinale a alternativa correta sobre a economia mineira na época colonial (1500-1822).
Existiram no Brasil basicamente dois tipos de “empresas mineradoras”: a lavra (grandes empreendimentos) e a faiscação (pequenas unidades extratoras).
Nas lavras, exploração de áreas de grande extensão, predominava a mecanização. Utilizavam-se equipamentos movidos a vapor e tração animal, não se empregando escravos.
Nas faiscação, exploração do ouro em pequenas dimensões, a extração era praticada por mineradores independentes que utilizavam largamente a mão de obra escrava, pois eram impedidos pelo governo colonial de empregar máquinas ou animais para a extração do minério.
A mineração no Brasil, pela pouca qualidade do ouro extraído, não teve maior significado econômico. A riqueza encontrada na terra foi empregada na urbanização das cidades da região das Minas, na decoração de imensas igrejas e no tráfico negreiro que propiciava lucro ainda maior aos investidores.
A existência de ouro e, mais tarde, a descoberta de diamantes, resultou na proibição do processo de interiorização da Colônia. As tropas portuguesas impediam os colonos a entrar no sertão , para que não contrabandeassem o ouro e outras riquezas. Assim, até o final do século XIX, não houve ocupação e povoamento do interior do país.