Imagem de fundo

Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um polonês que publicou sua grande obra intitulada “D...

Nicolau Copérnico (1473-1543) foi um polonês que publicou sua grande obra intitulada “De revolutionibus orbium coelestium” (Sobre as revoluções dos orbes/corpos celestes) quando já estava em seu leito de morte. O prefácio do seu livro, escrito por outra pessoa, em uma paráfrase do astrônomo Carl Sagan, dizia que:


“Prezado leitor, quando você ler esse livro, pode parecer que o autor está dizendo que a Terra não está no centro do Universo. Na verdade, ele não acredita nisso. Veja, este livro é para matemáticos. Se você quiser saber onde Júpiter estará dois anos depois da próxima quarta-feira, você pode ter uma reposta precisa tomando como hipótese que o Sol esteja no centro. Mas isso é meramente ficção matemática. Isso não desafia nossa fé sagrada. Por favor, não fique inquieto ao ler este livro. (Carl Sagan, 2001, p.167)”.

FONTE: Nogueira, Salvador; Canalle, João Batista Garcia. Astronomia ensinos Fundamental e Médio. Ministério da Educação. Ministério da Ciência e Tecnologia Agência. Espacial Brasileira, 2009. Disponível em: <https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4994>


A partir deste contexto analise as afirmações seguintes.


I- Nicolau Copérnico propôs um sistema heliocêntrico, no qual acreditava, contudo, ele temia a oposição da igreja.

II- A proposta de Copérnico era um artificio matemático para corrigir problemas no modelo ptolomaico.

III- Para que a ideia do heliocentrismo funcionasse na prática seria necessário assumir que a Terra realiza os movimentos de rotação e de translação ao redor do Sol, o que não faz sentido, já que, se a Terra estivesse mesmo girando, quem atirasse uma pedra verticalmente para cima não a veria cair no ponto de partida, e sim mais para trás, uma vez que o planeta teria avançado um pouco em sua rotação.


É CORRETO, o que se afirma em:

A

I e III apenas.

B

I apenas.

C

I e II apenas.

D

II e III apenas.

E

I, II e III.