O professor almeja explicar o feudalismo na Europa Ocidental durante a transição do Alto para o Baixo Medievo. Para tanto, apresenta à turma do 7º ano do ensino básico os seguintes documentos:
Documento 1 | Documento 2 |
Procurando contrabalançar o vasto poder dos nobres, era obrigatório o juramento de fidelidade ao imperador por parte de todo habitante masculino desde os 12 anos de idade. Mas essa prática revelou-se insuficiente para superar a fraqueza estrutural do Império Carolíngio, o que levou,em 843, à sua fragmentação por meio do Tratado de Verdun, assinado entre três netos de Carlos Magno. | |
A estátua de Carlos Magno foi doada à cidade de Frankfurt, em 1843, pela comemoração de mil anos do Tratado de Verdun. A obra é do escultor Johann Nepomuk Zwerger (1796-1868). Disponível em: <https://apaixonadosporhistoriacom.br/artigo/315/carlos-magno-e-sua-representacao-por-artistas-de-outras-epocas>. Acessoem 20 mar. 2024 | FRANCO JÚNIOR,Hilário. A Idade média: nascimento do ocidente. 2. ed. rev.e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. p.71-72. |
Considerando os documentos 1 e 2, o professor deve afirmar que as bases estruturais do feudalismo europeu ocidental surgiram das
invasões vikings dos séculos IX e X, que criaram condições de insegurança nos condados e fragmentaram os territórios sob domínio real.
tradições romanas cristãs e tribais germânicas, sintetizadas na figura do imperador, que amalgamou a denominada sociedade feudal.
relações vassálicas junto à nobreza, que implicaram no enfraquecimento do soberano ao conceder terras e privilégios políticos.
relações entre os poderes temporal e espiritual, que exigiram um soberano como chefe guerreiro e mantenedor da paz e da justiça.