“O movimento cartista apelava para um conjunto de impulsos tão diferentes que sua emergência quase poderia ser predita após o fracasso do owenismo e de suas iniciativas prematuras. Ele foi um esforço puramente político que tentou ganhar influência no governo através de canais constitucionais.”
Texto extraído de: POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época; tradução: Fanny Wrobel. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000, p. 208.
Sobre o movimento cartista, conforme análises de Polanyi, é CORRETO afirmar:
O movimento cartista teve como contexto a Revolução Industrial Inglesa. No ano de 1730, os cartistas apresentaram os “Seis Pontos da Carta Magna” que exigiam o sufrágio popular.
Apesar de sua peculiaridade (um movimento de trabalhadores), o cartismo seguia a linha tradicional do movimento de reforma que garantiu o voto às classes médias.
O movimento cartista constituiu-se em forte indício de que a Inglaterra esteve dissociada dos tempos revolucionários inaugurados pela Revolução Francesa (1789) e que se estenderam para a Europa da primeira metade do século XIX.
O cartismo foi o maior esforço político na Inglaterra para fazer desse país uma democracia popular, tendo o movimento, inclusive, o apoio das classes médias.
A piora das condições de vida material na sociedade capitalista inglesa de meados do oitocentos contribuiu para o fortalecimento do movimento cartista.